Saúde

Transtornos alimentares: diferença entre fome, apetite e saciedade

Comer mesmo sem estar com fome pode ser chamado de gula, mas é muito importante estarmos atentos aos sinais do nosso corpo. O dia 26 de janeiro é considerado o Dia da Gula, motivo para pensarmos melhor a respeito dos sinais de fome e saciedade dados pelo nosso corpo. Isso porque é importante saber o quanto é prejudicial à saúde não ter o controle na hora de se alimentar e o risco de sofrer de transtornos alimentares.

De acordo com Marcela Tardioli, consultora em nutrição da Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados (ABIMAPI), saber diferenciar sensações como fome, apetite e saciedade é crucial na hora de manter o autocontrole.

Fome: é a necessidade fisiológica de comer e não está relacionada a alimentos específicos;

Apetite: é o desejo de comer algum alimento específico. O apetite é muito sensível ao sabor dos alimentos;

Saciedade: pode estar relacionada ao momento de parar de comer e seus sinais aparecem já quando pequenas quantidades de nutrientes são absorvidos em nosso corpo. Prestar atenção ao comer ajuda a identificar os indícios de saciedade.

“É importante comer com atenção plena. Ou seja, durante as refeições é essencial estarmos atentos aos sabores, cores, texturas e aromas dos alimentos. É necessário ter um momento calmo, tranquilo, com foco na ação da vez: o comer”, explica Marcela.

A desregulação do controle de fome e de saciedade pode ser uma das explicações para os transtornos alimentares. Estes são entendidos pela ciência como doenças psiquiátricas com características de alterações no comportamento alimentar, controle de peso e forma corporal. Entenda melhor:

Anorexia Nervosa: perda em excesso e intencional de peso com emagrecimento intenso, abaixo do peso ideal para a altura, idade e outros fatores.

Bulimia Nervosa: passa por um ciclo de restrição de alimentos, compulsão e compensação (podem ser ingestão de laxantes, diuréticos, indução de vômitos, entre outros).

Para conseguir manter a sintonia entre as sensações do corpo, a comida e a mente a nutricionista separou algumas dicas:

1) Antes de comer deixe os problemas de lado, relaxe e aprecie a sua refeição.

2) Diminua as ideias de magreza e corpo ideal, aceita a sua forma física e a sua beleza natural.

3) Use as roupas que te fazem sentir bem. Se admire ao espelho e não deixe que a beleza de outra pessoa traga aspectos negativos para forma que enxerga o seu próprio corpo.

4) Quanto mais prazer você leva para as refeições, melhor será a sua relação com a comida.

5) Quando temos sintonia com o nosso próprio corpo, conseguimos diferenciar o que é uma necessidade e o que é uma vontade. Tudo pode ser consumido, desde que na quantidade certa. Então, se permita!

“É essencial lembrar que dentro de um cardápio balanceado e variado todos os alimentos e grupos podem fazer parte das refeições: legumes, verduras, frutas, pães, massas e carnes são exemplos de alimentos que devem estar presentes no dia a dia. Além disso, sempre procure um profissional da saúde capacitado para uma melhor orientação”, finaliza a especialista.

Botão Voltar ao topo