Saúde

Albumina x Whey Protein

Ela possui diversos benefícios para à saúde e tem suas qualidades cada vez mais propagadas por médicos, nutricionistas e praticantes de atividades físicas. É uma proteína de alto valor biológico que se encontra no ovo. Contém os nove aminoácidos essenciais: Lisina, Leucina, Isoleucina, Metionina, Fenilalanina, Treonina, Triptofano, Valina e Histidina que, dentre outros benefícios, aumentam a massa muscular.

Muitas vezes comparada com o Whey Protein, ela tem características diferentes, uma delas é a velocidade de absorção: o Whey Protein é considerado uma proteína de curta absorção, sendo que a albumina é de longa absorção, indicada para qualquer período do dia, para quem quer ter boa quantidade de proteína em circulação ou antes de dormir, para que assim essa proteína permaneça no organismo por mais tempo aumentando a oferta de aminoácidos para a formação de novas proteínas.

A albumina tem algumas propriedades peculiares como a presença do triptofano, estimulante da serotonina e que dá uma sensação de bem-estar, encontrada na clara do ovo. Para quem precisa emagrecer ela tem alguns pontos bem apreciáveis: auxilia na saciedade, diminuindo a fome ao longo do dia, e também no desejo de comer doces. Segundo estudo publicado no periódico científico Nutrition Research, pessoas que ingerem ovos no período da manhã, consomem menos calorias ao longo do dia.

Outro artigo internacional, esse publicado no Nutrition Today, revela que a taxa de eficiência proteica do ovo é superior aos níveis encontrados no leite, na carne e na soja. Outro benefício é que a albumina possui eficácia comprovada na prevenção da sarcopenia, perda de massa e de força na musculatura esquelética, provocadas pelo envelhecimento.

A nutricionista Erika Almeida ressalta esses benefícios da albumina. “A albumina fornece de 22 a 24 gramas de proteína a cada dose de 30 gramas. É uma proteína de alto valor biológico e possui os aminoácidos que o corpo necessita para a construção da massa muscular”.

A albumina tem baixo peso molecular o que ajuda na circulação e na pressão coloidosmótica, qualidade excelente para a eliminação do líquido retido no organismo e que também contribui para a definição muscular (por isso é tão propagada por praticantes de atividades físicas) e na redução do inchaço. 

Por fim, a albumina é reconhecida com uma das melhores proteínas encontradas na natureza devido ao bom perfil de aminoácidos e boa absorção pelo nosso organismo.

Botão Voltar ao topo