Rio Grande do Sul

Bento Gonçalves segue na primeira colocação do Idese

Bento Gonçalves segue na liderança do Índice de Desenvolvimento Socioeconômico (Idese) entre os municípios com mais de 100 mil habitantes, com índice de 0,831. Os resultados foram divulgados pela Fundação de Economia e Estatística (FEE) nesta quarta-feira, 21, referentes ao ano de 2015.

O Idese é um indicador que tem o propósito de apontar o nível de desenvolvimento dos municípios do Rio Grande do Sul, bem como fornecer informações para políticas públicas específicas, de acordo com as necessidades municipais. É composto por 12 indicadores, divididos em três blocos: Educação, Renda e Saúde.

Conforme as estimativas populacionais da FEE, 20 municípios gaúchos têm mais do que 100 mil habitantes e apenas cinco destes apresentaram índices de alto desenvolvimento. A primeira colocação no ranking do Município foi estabelecida por seu alto desempenho no indicador de Saúde (0,892). Em educação, o Município assume a segunda posição com 0,752, e no índice renda com 0,828 em terceiro lugar. O Idese varia de zero a um e, assim como o IDH, permite que se classifique o Estado, os municípios ou os Coredes em três níveis de desenvolvimento: baixo (índices até 0,499), médio (entre 0,500 e 0,799) ou alto (maiores ou iguais a 0,800). Os indicadores completos estão disponíveis no endereço: https://goo.gl/6DPx8C e os fatores determinantes de cada indicador por meio do link: https://goo.gl/G1ojgy.

Botão Voltar ao topo