O pianista João Maldonado sobe a Serra para se apresentar, na próxima quinta-feira (22), no Festival Brasileiro de Música de Rua 2018. Maldonado vai levar seu jazz a três pontos de Caxias do Sul, tocando composições próprias e improvisando em cima de arranjos clássicos do ritmo. Às 9h o show ocorre na APAE Caxias do Sul, às 12h30 na Praça Dante e, para encerrar, às 16h na Estação Ópera.
“Se existe democracia é no jazz, que permite o improviso e a perfeita harmonia entre os instrumentos. Todos têm a sua importância e é respeitado dentro da banda. Em Caxias do Sul estarei sozinho improvisando, criando composições com a energia que virá das ruas e mostrando que a música é acessível e possível para todos”, diz o pianista.
Ex-TNT, João Maldonado é um dos instrumentistas mais respeitados da cena jazzística de Porto Alegre. Tem mais de 40 obras gravadas, também com diversos músicos como Charles Master, Solon Fishbone, Fernando Noronha, Garotos da Rua e Acústicos e Valvulados. Em 1998 foi considerado o melhor músico de blues do Chile. Tocou com vários artistas e bandas, como o pianista de BB King, Ron Levy, e os guitarristas norte-americanos de Blues Kenny Neal e Larry McCray.
A diversidade é uma das características do Festival Brasileiro de Música de Rua, que representa o encontro da música popular com a erudita, da música eletrônica com a de raiz, do rap com a música gaúcha e da música do Pará com a contemporânea da América Latina que fala espanhol. O evento segue até o dia 25 de março, levando às ruas da cidade a música latino-americana com artistas do Norte e Nordeste integrados a artistas gaúchos e grupos do Chile, México e Uruguai e os shows ao ar livre na Universidade de Caxias do Sul com nomes como Otto, Vitor Ramil e Hique Gomez.