NotíciasRio Grande do Sul

Smapa promove oficina de compostagem em ação comunitária em Ana Rech

Atividade ocorreu na Escola Municipal Vitório Rech Segundo neste sábado

A Secretaria Municipal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Smapa) participou neste sábado (24/03) da primeira ação comunitária da Escola Municipal Vitório Rech Segundo, em Ana Rech, no interior de Caxias do Sul. Na oportunidade, uma equipe da Smapa promoveu uma oficina de elaboração de uma composteira e distribuiu mudas de hortaliças e flores à comunidade.

A primeira edição da ação comunitária foi realizada pela direção da escola e teve como objetivo promover a integração social entre a instituição de ensino e a comunidade. “Queremos que todos os alunos, pais e moradores do bairro tenham acesso a diversas atividades culturais, à saúde e ao bem-estar. Agora queremos dar continuidade e promover pelo menos uma ação comunitária por ano”, explicou Rosane Lauer, uma das vice-diretoras da escola.

A atividade teve como tema principal a sustentabilidade. “Neste ano quisemos trabalhar uma assunto que envolvesse também o meio ambiente. Reaproveitar resíduos orgânicos produzidos nas residências é uma ótima alternativa para que cada um faça sua parte, por isso oferecemos a oficina com o apoio da Smapa”, contou Rosane.

A equipe da secretaria orientou os participantes sobre transformação de sobras de frutas e cascas de legumes em compostos orgânicos, que podem ser usados para adubar jardins e hortas.

“Queremos convidar a comunidade a repensar em como aproveitar ao máximo o que poderia virar lixo. Trouxemos algumas amostras para exemplificar o processo e mostrar que é muito mais fácil do que parece”, disse Neiva Rech, engenheira agrônoma da Smapa.

Luciane Sene, mãe de dois estudantes da escola, se interessou pelo processo de compostagem. “Eu ainda não conhecia, mas achei muito válida a possibilidade de reaproveitar os alimentos. Agora pretendo plantar as mudas que ganhei aqui no evento na minha própria horta”, explicou.

Além da oficina de compostagem, a ação comunitária também contou com outras atividades como vacinação, orientação odontológica, corte de cabelo, brechó e diversas brincadeiras para as crianças. O evento contou com o apoio de 13 entidades do município, que ofereceram serviços gratuitos aos 170 alunos da escola, aos pais e a toda comunidade.

Informações da PMCS

Botão Voltar ao topo