Saúde

Dicas para desenvolver o sistema cognitivo infantil

Com o nascimento dos filhos surgem pais engajados em apresentar o melhor do mundo aos pequenos contribuindo com seu desenvolvimento motor, cognitivo, social, afetivo e adaptativo, além de sua linguagem. O que poucos sabem é que as brincadeiras não servem apenas para entreter a criançada. Brincar também contribui para o desenvolvimento do córtex e cria conexões cerebrais. A pediatra Denise Katz (CRM 63548) selecionou algumas atividades para divertir e ensinar a criançada. Confira:

Leitura, escrita e desenhos: Durante toda a infância é importante estimular atividades e brincadeiras lúdicas nas crianças, pois elas contribuem para o desenvolvimento da linguagem, atenção, imaginação, curiosidade, concentração e memória, além de fortalecer o vínculo entre criança e pais.
Bonecos de dedo tornam o ato de contar histórias mais interessante; desenhar, escrever e pintar sobre personagens preferidos da criança contribui para a adesão da brincadeira. Este tipo de atividade é indicado para crianças a partir dos 5 anos de idade.

Jogo da memória, quebra cabeça e xadrez: Os jogos estimulam habilidades como concentração, lógica, formulação de estratégias e autoconfiança. As atividades lógicas contribuem para que a criança seja capaz tomar decisões em situações que exijam raciocino rápido, promove a vontade de vencer e a vivência com vitórias e derrotas. Que tal promover as atividades junto às lições de casa? Torne esse momento de aprendizagem em algo divertido. Este tipo de atividade é indicado para crianças a partir dos 7 anos de idade.

Esconde-esconde, pega-pega e queimada: estas brincadeiras estimulam a coordenação, noção de espaço e perspicácia da criança, que cria estratégias para não ser pego, além de estimular que a criança se supere fisicamente.  Por ser uma atividade realizada em conjunto com outras crianças, motiva a socialização com os colegas. Estimule que seu filho conheça amigos da vizinhança e pratiquem as brincadeiras em lugares seguros. Este tipo de atividade é indicado para crianças a partir dos 6 anos de idade.

“O desenvolvimento cognitivo da criança depende da boa desenvoltura de funções como a linguagem, coordenação motora e suporte afetivo-emocional. Para garantir que a criança tenha uma boa evolução, estimule o seu filho desde cedo, ainda no primeiro ano de vida, com brincadeiras, jogos, leituras e conversas. A brincadeira em qualquer idade ajuda a moldar o cérebro, fortalece as relações socioafetivas, promove a criatividade e a imaginação. Nas crianças maiores, o brincar explora aspectos como autocontrole, cooperação e negociação, estabelece regras e limites, e estimula que a criança aprenda a lidar com derrotas. Além das brincadeiras, é importante que os pais cuidem da alimentação dos pequenos para um desenvolvimento completo, alimentos ou suplementação ricos em Ômega 3, comprovadamente auxiliam na formação de sinapses cerebrais.  As crianças que tiveram boa alimentação e suplementação de DHA vão ter sim melhor capacidade de aprendizagem, melhor linguagem, melhor memória e melhor percepção”, explica a pediatra.

Botão Voltar ao topo