Porto AlegreRio Grande do Sul

59ª Procissão do Morro da Cruz será nesta sexta

A prefeitura de Porto Alegre, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, confirma a realização do evento A Paixão de Cristo nesta sexta-feira, 30. Espetáculo cênico-religioso, dirigido há 24 anos por Camilo de Lélis, tem início às 15h, no Santuário São José do Murialdo, no bairro Partenon. Esta edição conta com todas as tradicionais atrações do roteiro, como missa campal, procissão, crucificação e a ressurreição, que ocorre no alto do morro.
Este ano, o enfoque principal estará centrado no elemento religioso, participando os artistas amadores da comunidade do Morro da Cruz, na procissão que percorre 1,5 quilômetro, até o alto do Morro da Cruz. O trabalho do diretor e de alguns artistas profissionais será sem cachês, em solidariedade à continuação do evento que existe, sem pausas, desde 1960.
A Paixão de Cristo
Sexta-feira Santa – Início às 15h
Local: Morro da Cruz, bairro Partenon
Rua Vidal de Negreiros, 550, esquina rua 1º de Março – Santuário São José de Murialdo.
Programação
15h – Mensagem da Paixão – Santuário São José de Murialdo
15h30 – Bênção da Macela
16h30 – Procissão – início da caminhada pela rua Santo Alfredo
18h – Crucificação/ressurreição – Alto do Morro

Trajeto – A procissão parte da rua Vidal de Negreiros, esquina com 1º de Março, segue pela 1º de Março até a rua Santo Alfredo, vira à direita, seguindo pela rua Santo Alfredo até o topo do morro.

Trânsito – No dia do evento, a rua Vidal de Negreiros ficará bloqueada da rua Saldanha da Gama para cima (primeira quadra a partir da avenida Bento Gonçalves). A linha 344 – Santa Maria – circula, a partir das 7h, no sentido Centro/bairro pela rua Martins de Lima e, no sentido bairro-Centro, pelas ruas Clemente Pereira e Martins de Lima. A rua Santo Alfredo fica bloqueada a partir da rua 1º de Março para cima.

Segurança – Além da Brigada Militar, há segurança particular que vigia os equipamentos (palcos e camarins) e faz o cordão de isolamento das cenas de rua.

Transporte – Ônibus Santa Maria – Linha 344 – ponto final Centro, na avenida Salgado Filho, 122.
Outras linhas de ônibus e lotação via Bento Gonçalves – descer na Estação Cristiano Fischer. Mais opções de transporte para a região: T-9 – ponto final na rua Albion, em frente à Carris. T-2, T-4 e T-11 passam pela confluência da avenida Bento Gonçalves/Aparício Borges/Salvador França.

Botão Voltar ao topo