Porto AlegreRio Grande do Sul

Posse do novo presidente do Theatro São Pedro com homenagens à Eva Sopher

A Fundação Theatro São Pedro empossou, nesta terça-feira (27), seu novo presidente, Antônio Hohlfeldt, em uma cerimônia que celebrou a continuidade da memória e do legado da eterna guardiã do teatro, a empreendedora cultural Eva Sopher. A partir de agora, sob nova direção, o complexo construído em demonstração da resistência cultural de uma das instituições artísticas mais conhecidas do Rio Grande do Sul passa a se chamar Multipalco Eva Sopher. A cerimônia e a homenagem, celebradas no Dia Mundial do Teatro, ocorreram no Theatro São Pedro, em Porto Alegre.

As mais de quatro décadas de dedicação de Eva, falecida aos 94 anos, em fevereiro, foram reconhecidas como um exemplo de coragem e determinação pelo governador José Ivo Sartori, que entregou e descerrou uma placa como homenagem póstuma. Sartori comemorou a continuidade do trabalho que mantém o São Pedro presente no cotidiano porto-alegrense, desde 1975, que perpassou por adversidades e governos, com a sucessão pelo professor, jornalista e escritor Antônio Hohlfeldt, que, segundo ele, “não há alguém mais indicado e, como ele próprio diz, quase um filho adotivo”.

Eva Sopher – Foto: Sandro Lupatini

Ao final da cerimônia, o governador Sartori e o secretário de Cultura Victor Hugo foram convidados a integrar a Associação Amigos do Theatro São Pedro. Foi feita também uma visita às acomodações do Multipalco. A primeira exposição do foyer do Multipalco, ‘Magliani, uma troca: teu olho – minha mão’, com curadoria de Julio Castro e obras da artista plástica gaúcha Maria Lídia Magliani, recebe o público de quarta-feira (28) a 8 de abril, com entrada franca.

Novo presidente

Antônio Hohlfeldt é formado em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) e tem mestrado e doutorado em Literatura pela Pontifícia Universidade Católica do RS (Pucrs). Atua como jornalista, escritor e professor universitário. É autor de 13 livros, entre eles, ‘Doce Fera’, lançado em 1991, sobre a vida de Eva Sopher. Hohlfeldt também já foi patrono da Feira do Livro de Porto Alegre, em 2007, e vereador da capital. Reeleito cinco vezes, deixou o cargo para assumir como vice-governador na gestão Germano Rigotto.

Multipalco Eva Sopher

O Multipalco ainda não está totalmente pronto, mas já abriga uma estrutura destinada às artes de palco, ao lado do Theatro São Pedro, para oferecer um espaço completo a artistas, técnicos e espectadores. O espaço conta com uma praça, restaurante e concha acústica, sala de música, Centro de Formação Cultural Refap, que abriga a Escola de Música Sol Maior, e dependências administrativas, além de estacionamento e subestação transformadora de energia elétrica. Também foram concluídas as instalações hidrossanitária, elétrica, lógica e anti-incêndio de todo o complexo. Ainda falta terminar o teatro italiano, as salas múltiplas, o teatro-oficina, a sala para dança e a central térmica.

Acompanharam a cerimônia o ex-governador do Estado, Olívio Dutra; a secretária de Desenvolvimento Social, Trabalho, Justiça e Direitos Humanos, Maria Helena Sartori; as filhas de Eva Sopher, Renata Rubim e Ruth Pereyron; dirigentes e associados da Fundação; e entusiastas da área cultural.

Botão Voltar ao topo