Rio Grande do SulSanta Catarina

Governador de SC prestigia a posse do novo reitor da Univali em Itajaí

O novo presidente da Fundação Univali e reitor da Universidade do Vale do Itajaí, professor Valdir Cechinel Filho, tomou posse na noite desta terça-feira, 27, em Itajaí. A solenidade no Teatro Adelaide Konder, no Campus de Itajaí, contou com a presença do governador Eduardo Pinho Moreira, que destacou a importância da instituição.

O novo presidente da Fundação Univali e reitor da Universidade do Vale do Itajaí, professor Valdir Cechinel Filho, toma posse. A solenidade no Teatro Adelaide Konder, no Campus de Itajaí, contou com a presença do governador Eduardo Pinho Moreira, que destacou a importância da instituição. Itajaí, 27/03/2018. Fotos: Jeferson Baldo/SECOM/GESC

“A Univali é uma das universidades mais importantes de Santa Catarina. Seus milhares de alunos representam o futuro do nosso Estado e país. Estamos aqui para prestigiar e valorizar esta importante instituição. A renovação sempre significa um avanço. Tenho a certeza que o professor Cechinel vai realizar um bom trabalho em prol desta universidade”, disse o governador ao salientar que tem um vínculo com a Univali, pois um dos seus filhos estudou Medicina, e a filha e a esposa cursaram Direito na instituição.

Cechinel assume para o quadriênio 2018-2022. Ele substitui o professor e advogado Mário Cesar dos Santos, que comanda a instituição desde 2010. “É um momento que consagra uma trajetória acadêmica, não só minha, mas de toda uma equipe que me apoiou. Estaremos viabilizando uma mudança na estrutura organizacional, fazendo com que a Univali consiga se consagrar ainda mais como uma instituição de excelência, tanto no ensino, pesquisa e extensão como em todas as atividades que vem desenvolvendo”, informou o novo reitor.

O NOVO REITOR

Valdir Cechinel Filho foi pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação, Extensão e Cultura da Univali durante 12 anos e, desde 2014, ocupa o cargo de vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura na Instituição. É pesquisador 1C do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

É também coordenador internacional da Rede Iberoamericana de Estudo e Aproveitamento Sustentável da Biodiversidade Regional de Interesse Farmacêutico (Ribiofar) e da Rede Iberoamericana de Investigação em Câncer (Ribecancer), ambas apoiadas pelo CYTED e CNPq, envolvendo 16 países e 40 grupos de pesquisa.

Atua como editor associado e assessor científico para inúmeros periódicos especializados e é autor de 35 livros, capítulos de livros e de mais de 350 artigos científicos publicados em periódicos especializados nacionais e internacionais, além de 11 depósitos de patentes nacionais e internacionais.

Participa, ainda, ativamente na formação de recursos humanos com mais de 50 dissertações de mestrado e teses de doutorado orientadas. Sua intensa atuação na ciência e tecnologia permitiu que recebesse da Fapesc, em 2012, o Prêmio Caspar Stemmer de Inovação, na categoria Protagonista de Inovação.
Informações adic

Botão Voltar ao topo