A chegada dos primeiros velejadores ao litoral de Santa Catarina, única parada na América do Sul da Volvo Ocean Race está prevista para o dia 8 de abril, mas o município de Itajaí já vive o clima do evento. É o caso da Marina Itajaí, localizada ao lado da Vila da Regata, estrutura que receberá os velejadores e a etapa da competição mundial. O complexo náutico já registra 100% de ocupação para as vagas para embarcações disponíveis no período do evento. São navegadores procedentes de diversas partes do Brasil e do exterior que desejam assistir de perto à Fórmula 1 dos Mares.
Além do acesso por mar, a chegada terrestre à Marina Itajaí e à Vila da Regata (ao lado) também é facilitada por meio da BR 101 duplicada. A marina também fica próxima (cerca de 15 minutos) do aeroporto internacional de Navegantes e conta com estrutura para receber helicópteros. As coordenadas são: 26º 54’ 38” S – 48º 39’ 13” W. Até o dia 22 de abril,quando acontecerá a largada das equipes de Itajai (Brasil) rumo a New Port (EUA), a previsão da organização da Itajai Stopover é a atração de mais de 400 mil pessoas e movimentação em torno de R$ 82 milhões para o país.
Considerada a maior regata de volta ao mundo, a edição 2017/2018 da Volvo Ocean Race iniciou em Alicante, na Espanha, em outubro do ano passado. Ao todo, sete equipes com velejadores de diversas partes do mundo participam da corrida. A competição conta com 11 etapas, sendo que o Brasil será sede da chegada da sétima etapa, que teve saída em Auckland, na Nova Zelândia, no dia 18 de março.
A previsão é de que os primeiros veleiros cheguem no litoral brasileiro a partir de 6 de abril. Grande expectativa para a chegada de Martine Grael, única brasileira a participar desta edição da maior regata à vela do planeta. A medalhista olímpica e campeã mundial integra a equipe Akzo Nobel, é filha do bicampeão olímpico Torben Grael e deve ser recebida pela família na chegada a Itajaí.