Rio Grande do Sul

Plano de Desenvolvimento Econômico aponta Bombinhas como referência em turismo sustentável

A cidade de Bombinhas apresenta forte potencial para tornar-se referência internacional em turismo sustentável e acessível. Estudos realizados pelo Sebrae/SC Foz do Itajaí, apontam que 67,9% das atividades do setor estão ligadas a prestação de serviço e comércio voltados para o turismo, o que representa 77,7% do PIB municipal. O levantamento faz parte do Plano de Desenvolvimento Econômico (PEDEM), que foi entregue ao município na tarde desta quinta-feira, 5. O plano conta com visão de futuro e ações estratégicas para o desenvolvimento da atividade turística, pesqueira e industrial, que deverão ser executadas a curto, médio e longo prazo.

Rafael Koepp Soldateli, consultor do Sebrae, explica que foram trabalhados os três setores econômicos da cidade: o setor primário com a pesca e aquicultura, o setor secundário com a indústria, e o setor terciário com o comércio e turismo, sendo este o principal. Em cada um foram identificados os fatores facilitadores e os restritivos para o desenvolvimento, bem como a definição da visão de futuro e as estratégias relacionadas para fortalecer a economia de Bombinhas. “Para o setor primário, a visão de futuro é tornar Bombinhas referência nacional pela captura, cultivo e comercialização de peixes e frutos do mar. Já o secundário tem como foco um setor industrial com tecnologia, qualidade e desenvolvimento sustentável. E o setor terciário visa tornar a cidade uma referência internacional em turismo sustentável e acessível”, comenta Soldateli.

Entre as estratégias que deverão contar com a parceria da iniciativa pública e privada, estão a definição do local para o Mercado Público, o incentivo ao associativismo no setor de pesca e maricultura, a desburocratização na aprovação de projetos relacionados ao empreendedorismo da construção civil, e o fomento ao turismo de eventos. Além disso, o PEDEM contempla a implantação de um plano de mobilidade urbana e a qualificação dos serviços públicos aos turistas.

O consultor Rafael Koepp Soldateli

Na ocasião, a prefeita Ana Paula da Silva, agradeceu a parceria com o Sebrae e destacou que, desde 2001, o município conta com a colaboração da entidade. “Com o Plano de Desenvolvimento Econômico podemos elencar as prioridades, melhorar o foco de ação e aumentar a efetividade de nossas ações potencializando os resultados para o crescimento socioeconômico do município e dos moradores”, comentou a prefeita, que deixou o cargo na mesma tarde desta quinta-feira, dia 5.

O projeto está disponível em versão digital, além da impressa. A ação faz parte do Programa Cidade Empreendedora, uma inciativa do Sebrae em parceria com a prefeitura, que visa incentivar o crescimento da economia local através de diversas iniciativas, explorando os potenciais da cidade e protagonizando os micro e pequenos negócios. “Nós trouxemos o que há de melhor nos principais programas do país e estamos aplicando em Bombinhas. São várias ações que, em conjunto, tornarão Bombinhas ainda mais conhecida e reconhecida. O PEDEM é de fundamental importância para o município porque dará uma visão de longo prazo e traçará as diretrizes para um desenvolvimento econômico sustentável”, comenta o gestor de Projetos do Sebrae SC, Celso Orlando Pirmann.

Maiores informações sobre o plano podem ser obtidas na sala do empreendedor, anexo à secretaria de turismo e desenvolvimento.

Botão Voltar ao topo