A plenária de lançamento do Fórum de Serviços Integrados e Prestação de Contas na região Norte 1 será no dia 9 de abril, mas a mobilização para o evento já iniciou. Na noite de quarta-feira, 4 de abril, ocorreram de maneira simultânea, quatro reuniões preparatórias para o Fórum de Serviços Integrados, todas em pontos estratégicos da Norte 1.
Na Associação de Moradores do Parque Itapema, a titular da Secretaria de Orçamento Participativo (Semop), Janaína Fernandes, conduziu a reunião. Dentre as demandas apuradas, estavam o itinerário de ônibus, a coleta de lixo, sinalização viária e iluminação. “Queremos usar essas informações para nortear as nossas ações. Mas para buscarmos as melhores opções, precisamos de uma participação popular mais efetiva”, destacou Janaína.
Já na Associação dos Moradores do Bela Vista, quem prestigiou o encontro foi o secretário Geral de Governo, Marcel Frison. “O Executivo deve estar presente nos bairros. A comunidade precisa saber que não está desassistida, mesmo com a falta de recursos provenientes do Estado e da União”, comentou o secretário Marcel.
“Nessas reuniões temos o termômetro dos pedidos dos moradores. Sabemos por onde começar, o que é mais viável e no que precisamos melhorar na prestação de serviços”, complementou o secretário de Mobilidade e Serviços Urbanos, Sandro Lima, que esteve no DTG Gaudérios do Vale, local onde ocorre a grande plenária do dia 9 de abril.
Outro local onde ocorreu uma reunião preparatória foi a Associação dos Moradores da Vila Glória, onde o diretor de estratégia comunitária da Semop, Alcemir Garcia, foi o mediador. “Utilizamos o nosso bom relacionamento com as lideranças comunitárias para fazermos essa mobilização. Incluir a todos e todas nesse processo é uma das tarefas do Poder Público”, frisou Garcia. Limpeza de arroio, reformas em áreas de lazer e vistorias em bocas de lobo estavam entre os pedidos dos moradores daquela região.
Também no dia 9, o Ouvidor Geral do Município, Diego Specht, vai apresentar os dados de atendimentos de serviços públicos solicitados através do 156 da ouvidoria. “A Ouvidoria é um canal de comunicação permanente à disposição da população para receber reclamações, elogios, sugestões e denúncias referentes aos serviços públicos prestados pela prefeitura”, afirmou Diego.
O Fórum de Serviços Integrados
O Fórum de Serviços Integrados realiza a manutenção da cidade como um todo, abrangendo os serviços de limpeza, capina, pintura, reforma e demais ações que contribuam para a conservação dos bens do Município. Já a Prestação de Contas da Gestão 2017 será feita pela Secretaria da Fazenda (Semfa). Além disso, o prefeito Ary Vanazzi divulgará o Portal Contas Abertas, site da Prefeitura que divulga diariamente o que entra e o que sai dos cofres públicos, de maneira transparente e detalhada. “Somos a única prefeitura no Brasil, provavelmente até do mundo, que possui essa transparência com a comunidade. Fazemos questão de mostrar para os leopoldenses esses números, já que pagam os seus impostos e merecem saber o que é feito com esse dinheiro”, observou o prefeito.
Mutirão
O Fórum reúne as pastas de Mobilidade e Serviços Urbanos (Semurb), Defesa Civil, Obras Viárias (Semov), Saúde (Semsad), Meio Ambiente (Semmam), Orçamento Participativo (Semop), Serviços da Zona Leste (Seleste), da Zona Norte (Senorte), Serviço Municipal de Água e Esgoto (Semae) e Superintendência de Comunicação (Scom) da Prefeitura.