O desejo de encontrar e entender as primeiras palavras é o que levou a diarista Elisângela Machado, de 36 anos, a se inscrever nas aulas de Educação para Jovens e Adultos (EJA), realizadas no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), no bairro Boa Saúde. “Minha vontade é de vir aqui e estudar e aprender. Isso me faz muita falta”, comenta. Ela ainda completa. “Quero muito conseguir ler. Quero muito ter conhecimento.”
Na última quarta-feira, 4, ocorreu o primeiro encontro do projeto que é realizado em parceria entre a Secretaria Municipal da Cultura (Secult) e a Secretaria Municipal da Educação (Smed). “Queremos atender a necessidade da comunidade, trabalhando de forma integrada entre as secretarias municipais. Procuramos a qualificação das pessoas, na perspectiva na formação inicial e continuada, assim buscando a escolarização e também uma formação voltada a vida dessas pessoas”, explica a assessora pedagógica da Smed, Ana Lúcia Guiel.
Para o coordenador do CEU, Anderson de Oliveira Dias, a ação é positiva para toda a comunidade próxima ao Centro. “É extramente importante está iniciativa de uma equipe vindo até o Espaço, que fica em um local onde existe uma grande demanda para a EJA. Agora o processo é construído em conjunto, a partir desta primeira turma”, comenta Dias.
As aulas ocorrem no turno da noite, das 18 às 22 horas. O curso, que é gratuito, terá ensino nas Etapas 1 e 2 do EJA, trabalhando com alfabetização e anos iniciais do ensino fundamental. Contato pelo telefone 3582-4736 ou pelo e-mail centroceu@novohamburgo.rs.gov.br.