Nesta terça-feira (10), a equipe da Gerdau Cearense foi destaque na 12ª segunda edição do maior desafio da indústria do aço no mundo, o SteelChallenge, que aconteceu em Mumbai, na Índia. O engenheiro de processos da usina, Francisco Alberto da Rocha, e o mestrando da Universidade Federal do Ceará (UFC), Jamil Nobre de Castro, foram classificados para a final como campeões regionais das Américas do Sul e Norte nas categorias “Indústria” e “Estudantil”, respectivamente. Ambos contaram com o auxílio do vice-campeão mundial de 2017 na categoria “estudantil”, Jeová Melo, que hoje atua no time de melhoria e inovação da Gerdau.
“Foi uma grande honra representar o Brasil e a Gerdau nesse desafio. Aprendemos muito e estamos prontos para retornar na 13ª edição”, aponta Rocha, que recebeu o certificado de participação do SteelChallenge-12 e o reconhecimento de todo o setor.
Organizado pela World Steel Association, o desafio teve duração de duas horas e demandou a criação de uma barra de aço mais leve e durável, pelo menor custo possível. O chinês Xiaouy Tang, do HBIS Group, foi o campeão mundial na categoria “Indústria”, enquanto o esloveno Anze Bajzelj, da Universidade Ljubljana, ficou com a categoria estudantil.