Saúde

10 SINAIS DE QUE SEU FILHO PODE PRECISAR DE ÓCULOS

Estudos médicos realizados nos Estados Unidos apontam que naquele país, uma em cada quatro crianças tem problemas de visão não diagnosticados, mesmo que tenham passado na triagem da visão escolar.

Fique atento aos seguintes sinais que podem indicar problemas de visão:
  1. Observe se a criança está apertando os olhos para se concentrar em um texto, objeto ou imagem.
  2. Inclinar a cabeça para frente ou para trás, pode indicar um desequilíbrio muscular no olho, ou estrabismo. A criança pode ter visão dupla e faz isso para minimizar o problema.
  3. Sentar-se muito perto da televisão é muitas vezes um sinal de miopia, ou seja, tem uma visão clara a curta distância e uma visão deficiente à distância. Ficar mais perto de uma tela ou livro traz o objeto embaçado em foco e torna a imagem nítida.
  4. Uma criança que cobre um olho para ler ou assistir televisão é o ato de “desligar” o olho com visão deficiente.
  5. Se o seu filho tem dor de cabeça frontal frequente, ou dores na testa, isso pode indicar hipermetropia. As dores de cabeça são causadas pelas tentativas de limpar a visão embaçada.
  6. Algumas crianças lacrimejam excessivamente, principalmente durante a manhã, por causa de uma condição que faz com que os olhos sofram com irritação causada por um problema nas pálpebras, que não se fecham completamente durante o sono.
  7. Se o seu filho está esfregando continuamente os olhos, isso pode ser um sinal de fadiga ocular e outros problemas de visão.
  8. Muitas crianças irão apontar o dedo enquanto leem e isto pode ser um sinal de problemas de visão. Ambliopia ou “olho preguiçoso” é uma condição que faz ver letras e palavras muito próximas umas das outras, tornando-as difíceis de reconhecer.
  9. Crianças que ignoram linhas ou perdem seu lugar durante a leitura podem ter um problema de visão, como o astigmatismo ou um desequilíbrio muscular no olho.
  10. Algumas crianças estressam ou fecham um olho quando expostas a luz brilhante. Essa sensibilidade à luz pode indicar um desequilíbrio muscular no olho.

Se você notar algum desses sinais em seu filho, agende uma consulta para um exame de olho completo. Seu pediatra CPCMG pode descobrir que seu filho é míope ou com visão horária – problemas de visão que são facilmente corrigidos.

Botão Voltar ao topo