Rio Grande do Sul

Fórum Intermunicipal do Conae é realizado em Bento Gonçalves

Nesta quinta-feira, 12, ocorreu em Bento Gonçalves a Etapa Intermunicipal do Fórum Estadual de Educação, que integra a III Conferência Nacional de Educação (CONAE), na Fundação Casa das Artes. Cerca de 90 representantes dos 27 municípios que compõem a Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (AMESNE) participaram do evento que foi dividido em dois momentos.

Na parte manhã, a conselheira do Conselho Estadual de Educação, Márcia Adriana De Carvalho, apresentou a palestra “Normas de Cooperação entre os entes federados e o Sistema Nacional de Educação”.

Na parte da tarde, os participantes debateram sobre os oito eixos norteadores do Documento Referência do CONAE. Após, será redigida uma carta referência para a Conferência com as sugestões de adição, supressão e/ou substituição das metas que poderão integrar o Plano Nacional de Educação para o decênio 2024/2034.

O Fórum Municipal de Educação é uma esfera legítima como mediador de encaminhamentos e decisões que dizem respeito, principalmente, à política educacional do país.

A III Conferência Nacional de Educação tem como tema “A consolidação do sistema nacional de educação – SNE e Plano Nacional de Educação – PNE: monitoramento, avaliação e proposição de políticas para a garantia do direito à educação de qualidade social, pública, gratuita e laica” e deverá ocorrer em novembro de 2018, em Brasília.

Botão Voltar ao topo