Variedades

Pesquisa relaciona feminismo, design e cinema

A presença de personagens femininas em filmes premiados com Globo de Ouro

‘Papel da Mulher: uma visualização de dados sobre a representação feminina no cinema’ é o Trabalho de Conclusão de Curso – TCC (Graduação em Design), apresentado por Danielle Naomi Nakatsu, na Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação da Unesp de Bauru, como requisito parcial para obtenção do grau de Bacharel em Design – Habilitação em Design Gráfico. A pesquisa teve orientação e coorientação, respectivamente, das professoras Fernanda Henriques e Larissa Pelúcio.

A pesquisa parte da premissa que o acesso à informação é uma das mais importantes formas de “empoderamento” social, uma vez que possibilita que o indivíduo se conscientize quanto sua posição dentro da sociedade e, com isso, seja capaz de reivindicar direitos de igualdade para gerar mudanças.

“O designer tem competências para tornar as informações acessíveis por meio de diversas ferramentas, sendo uma delas a chamada “visualização de dados” (data visualization), capaz de promover a informação de forma facilitada ao mesmo tempo que aprofundada, com a possibilidade de interpretação pelo próprio usuário”, informa a autora.

O projeto desenvolveu uma visualização de dados digital, um mecanismo de comunicação para a promoção do movimento feminista. Como recorte do projeto, foram analisados os filmes premiados pelo Golden Globe Awards (Globo de Ouro) de 1995 a 2015, a fim de coletar dados quantitativos e qualitativos sobre as personagens femininas.

Além da discussão da presença e representação da mulher no cinema, o objetivo primordial do trabalho foi articular o conteúdo teórico com imagens de forma a ampliar o debate e disseminar as informações.

“O projeto visa utilizar o design de informação para difundir o movimento feminista, com maior proximidade cultural pelo cinema dentre as mídias de massa, e criação de um sistema de uma visualização de dados interativo”, comenta Danielle.

“Apesar de temas tão recorrentes na atualidade, achar materiais que ultrapassassem o superficial foi tarefa árdua e com poucos achados que interligassem: feminismo com o design; feminismo com cinema; design com cinema; e ainda mais difícil sendo uma conexão dos três”, conclui.

A pesquisa completa está em:
https://drive.google.com/file/d/0B-MQ1NG7a6TsVlpFOE5vdHFCRjA/view?usp=sharing

Contato da pesquisadora
daniellenakatsu@gmail.com

Botão Voltar ao topo