Em um relatório conjunto, a DHL e a IBM avaliaram o potencial da Inteligência Artificial (IA) em logística e expuseram como ela pode ser melhor aplicada para transformar a indústria, dando origem a uma nova classe de ativos inteligentes de logística e paradigmas operacionais. A DHL e a IBM descrevem como os líderes da cadeia de suprimentos podem aproveitar os principais benefícios e oportunidades da AI, agora que o desempenho, a acessibilidade e os custos são mais favoráveis do que nunca.
O relatório colaborativo identifica implicações e casos de uso de IA para o setor de logística, descobrindo que a IA tem o potencial de aumentar significativamente as capacidades humanas. Enquanto a IA já é onipresente no âmbito do consumidor, como demonstrado pelo rápido crescimento dos aplicativos de assistente de voz, a DHL e a IBM descobrem que as tecnologias de IA estão amadurecendo em grande velocidade, permitindo aplicações adicionais para o setor de logística. Eles podem, por exemplo, ajudar os provedores de logística a enriquecer as experiências do cliente por meio do engajamento de conversação e até mesmo entregar artigos antes que o cliente os tenha encomendado.
“As atuais condições tecnológicas, de negócios e sociais atuais favorecem uma mudança de paradigma para operações logísticas proativas e preditivas mais do que em qualquer outra época da história”, explica Matthias Heutger, vice-presidente sênior e chefe global de Inovação da DHL. “À medida que o progresso tecnológico no campo da IA está avançando a bom ritmo, consideramos nosso dever explorar, juntamente com nossos clientes e funcionários, como a IA moldará o futuro do setor de logística”.
Muitas indústrias já adotaram a IA com sucesso em seus negócios cotidianos, como a indústria de engenharia e manufatura: a IA está sendo usada em linhas de produção para ajudar a agilizar a produção e a manutenção por meio de reconhecimento de imagem e interfaces conversacionais. Na indústria automotiva, a IA está sendo amplamente solicitada para melhorar as capacidades de auto-aprendizagem de veículos autônomos. Muitos outros exemplos evidenciam os benefícios da IA com a capacidade de transformar o mundo da indústria após seu impacto transformacional no mundo do consumidor.
Com a ajuda da IA, o setor de logística mudará seu modelo operacional de ações reativas para um paradigma proativo e preditivo, que gerará melhores insights a custos favoráveis em atividades de back office, operacionais e voltadas para o cliente. Por exemplo, as tecnologias de inteligência artificial podem usar reconhecimento de imagem avançado para rastrear a condição de remessas e ativos, levar autonomia de ponta a ponta ao transporte ou prever flutuações nos volumes de remessa globais antes que elas ocorram. Claramente, a IA aumenta as capacidades humanas, mas também elimina o trabalho de rotina, o que mudará o foco das forças de trabalho logísticas para um trabalho mais significativo e de valor agregado.
No relatório, a DHL e a IBM concluem que a IA se desenvolverá para se tornar tão onipresente no setor industrial quanto atualmente no mundo do consumo. A AI representa a transformação do setor de logística em um ramo proativo, preditivo, automatizado e personalizado. Considerando isso, o relatório fornece perspectivas e melhores práticas sobre como os participantes da logística podem aproveitar e adotar a IA em suas cadeias globais de suprimentos.