Saúde

O lanche escolar do seu filho é saudável?

Nutricionista do HCor dá dicas de lanches saudáveis para a criançada

Elaborar o lanche escolar de forma saudável é uma importante tarefa para os pais. A alimentação correta, durante o período escolar, é sempre um motivo de dúvidas e preocupações, já que as crianças nem sempre sabem o que comer. E, na maioria das vezes, optam pelas deliciosas guloseimas. Além de ser um desafio para a mãe unir praticidade com qualidade tem, ainda, a dificuldade da criança aceitar o que foi colocado na lancheira. Muitas vezes o que as crianças preferem não é o mais saudável.

E o que fazer diante deste cenário? O importante é adotar uma alimentação variada, balanceada e colorida, que garanta o fornecimento de energia com todos os nutrientes necessários para o crescimento e desenvolvimento saudável das crianças, tornando o lanche escolar mais atraente e saboroso. Para a gerente de Nutrição do HCor (Hospital do Coração), Rosana Perim, o lanche escolar é uma refeição intermediária, que serve para dar energia à criança entre as refeições principais. O ideal é que ele contenha uma porção de carboidratos, para fornecer energia, uma porção de lácteos, que tem proteínas, uma porção de frutas ou legumes, responsáveis pelas vitaminas, fibras e minerais e uma bebida para hidratação.

Refrigerantes, salgadinho fritos e de pacote desequilibram a balança e fornecem as chamadas calorias vazias, ou seja, não contêm os nutrientes essenciais necessários para a criança. É importante evitar o consumo de sanduíche com frios e embutidos, pois não são aliados da saúde. Isso porque esses alimentos são processados e apresentam conservantes, corantes e uma quantidade maior de sódio”, esclarece Rosana Perim.

Guloseimas na lancheira

Mas como resistir à tentação da criançada com relação às guloseimas que eles tanto gostam? Ou comparar com a lancheira do amigo? “Procure saber como é a lancheira do amigo, se for saudável, sem problemas. Caso contrário, explique para seu filho a importância dos alimentos saudáveis para sua saúde, crescimento e rendimento na escola. A dica é negociar, sem proibições e com moderação e, eventualmente, incluir algumas guloseimas. Outra dica é incluir as crianças no processo de compra e preparo da lancheira. Vale levá-las ao supermercado ou à feira, explicar porque você escolhe aqueles alimentos, bem como a importância ao bem estar delas”, explica a nutricionista do HCor.

Cuidado com as opções industrializadas

Nem todas as mães têm o tempo necessário para assar um bolinho integral ou preparar um suco natural para o lanche do seu filho. Por isso, não se desespere se tiver de recorrer aos industrializados. Atualmente os supermercados oferecem opções razoavelmente saudáveis. Basta saber escolhê-las.

“No caso dos biscoitos, procure aqueles com menor quantidade de gordura e de açúcar. Bolinhos com recheio e cobertura devem ser evitados, pois geralmente contêm gordura trans. Vale observar, também, na tabela nutricional do alimento, o índice de gordura vegetal hidrogenada. Escolha os sucos de caixinha sem adição de açúcar e lembre-se que algumas bebidas achocolatadas não são leite: é uma composição feita com soro de leite. Vale levar aqueles com menos sódio e menos açúcar e garantir que a criança beba leite de vaca em algum outro momento do dia”, aconselha Perim.

Para compor uma alimentação equilibrada é preciso seguir três princípios básicos:

Alimentos de todos os grupos: procurar oferecer na alimentação aqueles que forneçam proteínas, gorduras, carboidratos, vitaminas e sais minerais;

Proporção adequada de alimentos: os alimentos que compõem a refeição da criança devem atender às necessidades nutricionais diárias;

Variar sempre que possível os alimentos: variar o consumo de alimentos é uma estratégia importante para obter todos os nutrientes necessários e para tornar as refeições mais divertidas e gostosas.

A nutricionista do HCor sugere algumas opções de cardápios nutritivos para a lancheira das crianças:

  • Opção 1: Bisnaguinha de leite com geleia de morango +1 caixinha de achocolatado +1 banana
  • Opção 2: 1 fatia de bolo de maçã com aveia +1 caixinha de chá + tomatinho cereja
  • Opção 3: Pão integral com patê de ricota + 1 caixinha suco de uva + kiwi picadinho
  • Opção 4: Mini mussarela de búfala temperada com azeite e orégano+ cookie integral + 1 caixinha água de coco
  • Opção 5: 1 potinho (pequeno) com salada de frutas + 1 pedaço de bolo cenoura + 1 iogurte
Botão Voltar ao topo