Saúde

Exames clínicos: preparação evita reagendamento de exames

Centenas de pessoas frequentam diariamente os grandes centros de diagnósticos para realizar exames clínicos. Mas, em meio à expectativa do resultado, muita gente deixa de fazer perguntas simples no momento do agendamento. De acordo com o doutor Paulo Campana, médico patologista do Centro de Diagnósticos Brasil (CDB), muitas pessoas acabam reagendando o exame justamente por não ter se informado sobre o preparo prévio necessário em alguns casos. A seguir, o médico lista cinco dicas preciosas para quem quer cuidar da saúde sem perder tempo:

ALGUNS EXAMES EXIGEM A PRESENÇA DE UM ACOMPANHANTE

“Há exames em que é necessária a presença de um acompanhante maior de 18 anos, como endoscopia, mamotomia, biópsia, agulhamento e artrorressonância. A colonoscopia, por conta da sedação, também não deve ser realizada em pacientes desacompanhados”.

TODO JEJUM DEVE SER RESPEITADO

“Com exceção do hemograma simples, a maioria dos exames de sangue exige jejum. Para a dosagem de triglicérides e colesterol, por exemplo, são necessárias 12 horas de jejum. Já para a dosagem de glicose, entre oito e 12 horas. Água em pequena quantidade é permitida. Mas vale prestar atenção às recomendações transmitidas no momento do agendamento do exame”.

SE NÃO FOR URGENTE, PESSOAS GRIPADAS DEVEM ADIAR SEUS EXAMES

“É importante relatar ao atendente, na hora de preencher os dados, se está fortemente gripado, com febre, e inclusive informar se está tomando medicamentos para atenuar os sintomas. Caso o exame não seja emergencial, e o paciente possa adiar por uma semana, tanto melhor”.

 A MENSTRUAÇÃO INTERFERE EM ALGUNS EXAMES

“Alguns exames sofrem interferência direta quando realizados durante a menstruação, como o de urina, a colpocitologia oncótica, a colposcopia e a cultura de secreção vaginal. Nesses casos, não sendo urgente, pode-se adiar o exame por alguns dias a fim de obter o melhor diagnóstico possível”.

INGERIR ÁGUA ANTES DO ULTRASSOM CONTRIBUI PARA MELHOR VISUALIZAÇÃO

“Geralmente, até a 12ª semana de gestação é necessário ingerir entre cinco e seis copos de água antes de se submeter ao exame de ultrassonografia. Depois disso, já não é tão necessário. Com relação ao ultrassom transvaginal, algumas clínicas dispensam a ingestão de água. Entretanto, recomendamos a ingestão de pelo menos quatro copos de água para garantir uma boa visualização da região pélvica”.

Botão Voltar ao topo