Projetos de pesquisa elaborados em Escolas de Nova Petrópolis, por meio do programa Nossa Escola Pesquisa Sua Opinião (Nepso), desenvolvido pela Secretaria de Educação, Cultura e Desporto nas Escolas Municipais, serão apresentados na cidade de Ovar, em Portugal, no dia 29 de junho. Os trabalhos venceram a primeira edição do intercâmbio “Nossas Aprendizagens – Projetos de Pesquisa de Opinião 2017/2018”, proposta teve apoio da Universidade de Caxias do Sul, que representa o pólo Nepso no RS. O secretário Municipal de Educação, Cultura e Desporto, Ricardo Lawrenz, e as professoras vencedoras do intercâmbio, vão representar Nova Petrópolis em Portugal durante o Seminário do Nepso, no qual as pesquisas serão apresentadas.
Venceu o concurso, na categoria Anos Iniciais do Ensino Fundamental, o projeto “Um Por Todos e Todos Contra o Bullying”, desenvolvido pelos alunos do 3º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Bom Pastor, sob coordenação da professora Cândida Michaelsen. O primeiro lugar na categoria Anos Finais do Ensino Fundamental ficou com o projeto “Depressão, a doença do século XXI: sintomas nos alunos em transição do Ensino Fundamental para o Ensino Médio”, elaborado pela turma do 9º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Augusto Guilherme Gaedicke, orientado pelas professoras Janine da Cruz Schwartz e Joice Spier Hahn.
“Se a educação de Nova Petrópolis é reconhecida até mesmo na Europa, é por conta da dedicação dos nossos professores. O comprometimento desses profissionais, aliado às políticas educacionais desenvolvidas pela Administração Municipal, gera excelentes resultados. Será um orgulho representar a Educação de Nova Petrópolis em Portugal”, ressaltou o secretário Municipal de Educação, Cultura e Desporto, Ricardo Lawrenz.
A comitiva de Nova Petrópolis viaja para Portugal no dia de 24 de junho, com o intuito de conhecer escolas portuguesas que também aplicam a pesquisa de opinião como metodologia de trabalho em sala de aula. Ao todo, os intercambistas de Nova Petrópolis ficarão dois dias em Lisboa e dois em Ovar. Toda a programação do intercâmbio será coordenada pela Fundação Vox Populi de Portugal.