Porto AlegreRio Grande do Sul

André Carrara estreia Prelúdios para Piano de Vagner Cunha no Instituto Ling

No dia 05 de maio, sábado, às 17h, um dos pianistas de maior atuação no Rio Grande do Sul, André Carrara faz a primeira audição em Porto Alegre dos Prelúdios para piano, do compositor, arranjador e instrumentistaVagner Cunha. A obra está no recente álbum do pianista, intitulado Vagner Cunha: Prelúdios para Piano Livro 1, lançado pelo selo Bell’Anima.

Escritos em 2017 e gravados em um único dia, no Recanto Maestro – sede da Bell’Anima em São João do Polêsine/RS – o primeiro ciclo de Prelúdios de Vagner Cunha é composto por 14 peças. “Algumas destas peças poderiam ser chamadas de estudos para piano. Outras poderiam levar o nome de noturnos, enquanto outras poderiam não levar nome algum, por serem pequenos aforismos em música”, explica o compositor, que adianta uma continuidade da obra: “Optei pelo termo prelúdio para trabalhar uma ideia de que algo maior está por vir. Enquanto isso, sigo pensando e escrevendo prelúdios para piano como se eles não precisassem de absolutamente mais nada para existirem”.

Vagner Cunha atua em diversos ambientes na cena musical contemporânea. Várias orquestras e grupos de câmara brasileiros estrearam suas composições, entre elas destacam-se o Concerto Para Violino No 1; o Concerto para Piano e Orquestra Sinfônica; Ballet Mahavidyas – executado e gravado pela Orquestra de Câmara Theatro São Pedro e coreografado por Carlota Albuquerque; o Concerto para Viola e Orquestra – encomendado em 2012 pela OSESP e estreado no mesmo ano na Sala São Paulo, além de diversas composições orquestrais premiadas pela Bienal de Música do Rio de Janeiro como Aleph – estreada pela Orquestra Petrobras naquela cidade. Vagner também compôs trilhas musicais para dezenas de filmes e projetos audiovisuais, além de músicas orquestrais didáticas, dedicadas à formação de jovens instrumentistas. Sua obra está em discos como Mahavidyas(2008), Além (2012), Variações São Petersburgo (2016), Vagner Cunha convida Guinga (2017), Los Orientales (2017), Concerto para Violão de 7 cordas e orquestra com Yamandu Costa (2017), além de dois discos dedicados a poemas de Antonio Meneghetti, interpretados pela Camerata Ontoarte e Carla Maffioletti (2015 e 2017). Recebeu sete vezes o Prêmio Açorianos e, em 2011, o Prêmio FUNARTE de Composição. Atualmente é diretor musical da Camerata Ontorte Recanto Maestro – para a qual compõe regularmente em diversas formações camerísticas – e dedica-se à composição da Ópera O Quatrilho, com libreto de José Clemente Pozenato.

André Carrara nasceu em Minas Gerais e estudou na Escola Nacional de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ. De 1989 a 1995, se aperfeiçoou no Brasil e na França, com a Profª. Drª. Nise Obino recebendo, neste período, aulas de alta interpretação do pianista Nelson Freire. Sob orientação do Prof. Dr. Jacob Herzog, obteve o grau de Mestre em Piano pela UFRJ. Em 2004, ingressou no quadro efetivo da OSPA. Em 2010, obteve o título de Doutor em Música pela UFRGS. Em 1997, gravou os 12 Estudos op. 10 de Chopin, com excelente repercussão na crítica especializada. Em virtude das comemorações do centenário de nascimento de Francisco Mignone, foi convidado a gravar a 3ª Sonata para piano, junto a outros nomes do cenário pianístico brasileiro. Sua discografia inclui Notas Brasileiras (que percorre o repertório nacional para o duo flauta e piano) eCompositores Contemporâneos, Pianistas Brasileiros (com a 3ª Sonatina de Osvaldo Lacerda).

Serviço

Recital do pianista André Carrara – Prelúdios para Piano, de Vagner Cunha

  • Dia 05 de maio, sábado, às 17h
  • Classificação Etária: Livre
  • IngressosR$ 40 (50% desconto para estudantes, pessoas com deficiência e +60)
  • Instituto Ling 
  • De segunda a sexta-feira das 10h30 às 22h; sábados, das 10h30 às 20h.
  • Endereço: Rua João Caetano, 440 | Bairro Três Figueiras | Porto Alegre
Botão Voltar ao topo