DestaqueEsportesPorto Alegre

Estátua de Renato Portaluppi terá 250 quilos em bronze

Grêmio define artistas que irão fundir estátua de Renato com 2,20m de altura

A materialização do desejo do torcedor gremista em ver a estátua do técnico Renato Portaluppi, o homem-gol, eternizada na Arena, está prestes a sair do papel. O Conselho de Administração do Grêmio definiu em reunião realizada na última segunda-feira, 30/04, os três artistas plásticos que trabalharão no projeto. A partir da próxima semana, Theo Felizzola, Iouri Petrov e Jamil Fraga iniciarão os trabalhos para fundir a estátua de aproximadamente 250Kg em bronze e 2,20m de altura.

Renato será eternizado sobre um pedestal de mármore. A estátua terá como inspiração a antológica comemoração de um dos gols na vitória por 2 a 1 sobre o Hamburgo, no Mundial de Clubes de 1983. Serão quatro meses de execução da obra e previsão de entrega na semana de aniversário de 115 anos de Grêmio, em setembro.

Publicidade

Conheça abaixo os três artistas plásticos escolhidos para executar a estátua do herói tricolor:

Theo Felizzola é formado em Comunicação Digital pela Unisinos. Entre 2007 e 2014, estudou na Academy of Art University, em São Francisco, Califórnia, onde acabou se aprofundando em ilustração. Depois de finalizar mestrado na área, Theo tornou-se pintor em óleo, especialista em retratos. O artista já expôs em galerias e museus no Brasil, EUA, Itália e Noruega.

Iouri Petrov é natural de Minski, cidade da antiga União Soviética e atual como capital da Bielorrúsia. Vive no Brasil desde 1997. Formado pelo Instituto de Teatro e Belas Artes do Estado da Bielorrússia e mestre pela Academia de Artes da URSS, em 1990, Iouri é especialista em pedra e bronze e em temas realistas e abstratos.

Publicidade

O artista plástico e fundidor, Jamil Fraga, natural de Porto Alegre, foi aluno de Vasco Prado e Zoravia Betiol. Proprietário da fundição onde será executada a estátua, é responsável por grande parte das esculturas fundidas em bronze e alumínio em Porto Alegre e no Rio Grande do Sul, tornando sua fundição uma das mais renomadas no estado.

A concessão da honraria foi aprovada por unanimidade em reunião do Conselho Deliberativo no final de 2017. No início deste ano voltou à pauta do Clube, desta vez para ser tratada pelo Conselho de Administração – que conduziu as entrevistas e a seleção dos profissionais responsáveis pela histórica missão.

Etiquetas
Publicidade

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios