Esportes

Grêmio sedia a 21ª edição do CBF Social

Workshop debateu futebol como meio de desenvolvimento na infância e adolescência

Referência internacional em formação e desenvolvimento de jogadores e cidadãos, o Grêmio sedia a 21ª edição do CBF Social. Durante a tarde desta quarta-feira foi realizado um workshop para tratar do futebol na infância e adolescência sob os pontos de vista técnico e comportamental. Na quinta, 150 crianças realizarão o sonho de jogar futebol no gramado da Arena.

Convidado a fazer a abertura oficial do evento, o presidente do Grêmio Romildo Bolzan valorizou iniciativas como o CBF Social, que tratam o esporte como meio de formação de pessoas, mais do que apenas formação de jogadores. Em sua fala, o presidente citou a responsabilidade de todos as partes relacionadas ao desenvolvimento de um atleta, e a relevância de iniciativas que se propõem a organizar o processo.

Francesco Barletta, coordenador das categorias de base do Grêmio e Daniel Otto, supervisor da área de formação da Escola de Futebol também palestraram, explicando todo o processo de desenvolvimento de atletas, que inicia-se no CT do Cristal e vai até o CFT de Eldorado do Sul, onde os jogadores finalizam a formação. Durante a apresentação do modelo gremista, Francesco e Daniel apresentaram os diversos setores envolvidos – e como o Grêmio conquistou o selo ISO 9001:2008 e posterior recomendação ao 9001:2015 no escopo Formação de Atletas para o Futebol.

Representando a CBF Social, o gerente Diogo Netto apresentou o projeto Gol do Brasil, que atende 200 crianças da rede municipal de ensino da cidade de Ribeirão Pires, em São Paulo. Também compareceram o presidente da Comissão Nacional de Controle de Doping, Fernando Solera e o instrutor de preparação física da Conmebol e ex-preparador físico do Barcelona e da seleção argentina Elvio Paolorosso. Sobre a utilização de redes sociais por parte de atletas, falou a consultora de marketing Débora Saldanha, enquanto o instrutor técnico da Conmebol Juan Anselmi palestrou sobre a formação de atletas no futebol.

Nesta quinta pela manhã, 150 crianças que moram nos bairros do entorno da Arena jogarão no gramado do estádio do Grêmio durante o Festival do Futebol. Elas participarão de brincadeiras e jogos com a orientação de professores da CBF e do Clube. Já na sexta, no auditório da Federação Gaúcha de Futebol, acontece um seminário com foco na preparação física.

A 21ª edição do CBF Social chega à Arena do Grêmio em uma parceria envolvendo o Departamento de Responsabilidade Social do Clube, a Confederação e o programa Evolución, da Conmebol.

Botão Voltar ao topo