Porto AlegreRS

Tempos da Música tem como atração o flautista Ayres Potthoff

Integram o conjunto Ayres & os Melódicos o pianista Paulo Dorfman, o baixista Luciano Albo, o guitarrista Manoel Peres e o baterista Mateus Mussatto. A apresentação ocorre às 19h, no Salão Nobre do Museu Julio de Castilhos.

O projeto Tempos da Música, do Museu Julio de Castilhos, recebe na próxima quinta-feira, 10 de maio, Ayres & os Melódicos. O conjunto formado por Ayres Potthoff (flauta), Paulo Dorfman (piano), Luciano Albo (baixo), Manoel Peres (guitarra e voz) e Mateus Mussatto (bateria) traz no repertório música pop, standarts e choros, como um bom conjunto melódico que se preza, e, claro, J.S.Bach. O show ocorre às 19h, no Salão Nobre, com ingressos a R$ 25,00 no local. Agora, o Museu dispõe de um bar para servir ao público.

Ayres Pottoff  294x468 - Tempos da Música tem como atração o flautista Ayres Potthoff
O Flautista Ayres Potthoff – FOTO: Divulgação

Entre as músicas de Ayres & os Melódicos estão Mornin’ (Al Jarreau), Here comes the sun (Beatles), Chorinho pra ele (Hermeto Pascoal), De Bahia ao Ceára (Moacir Santos), In your eyes (George Benson), Red Baron (Billy Cobhan) e Air G String (Bach).

Publicidade

Uma dupla de história na cena musical do RS
Ayres & os Melódicos surgiu a partir do reencontro de músicos que se conheceram no tempo dos conjuntos melódicos, que animavam os bailes no Rio Grande do Sul. Lá pelos anos 1970, o guitarrista Manuel Peres, o pianista Paulo Dorfman e o flautista Ayres Potthoff tocavam em conjuntos diferentes, mas admiravam-se musicalmente. Naqueles anos, Ayres tocava contrabaixo, a flauta veio muito depois.

Com uma mãozinha do destino, eles se reencontraram no Curso de Licenciatura em Música do IPA e decidiram relembrar os bons tempos dos melódicos. Assim, juntamente com Luciano Albo e Matheus Mussato, formaram o conjunto pelo simples prazer de fazer boa música.

Ayres Potthoff se especializou com os flautistas Keith Underwood e Ransom Wilson, em Nova Iorque/Estados Unidos e, posteriormente, recebeu o título de Mestre em Flauta pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde estudou com Celso Woltzenlogel. É um dos fundadores da Associação Brasileira de Flautistas, organizador dos Festivais Internacionais de Flautistas do Rio de Janeiro e Porto Alegre e foi diretor Executivo da Orquestra de Câmara Theatro São Pedro, grupo que fundou em 1985.

Publicidade

Com frequência, tem se apresentado em recitais ao lado de Celso Loureiro Chaves, Olinda Alessandrini e Maly Weisenblum, em países como Estados Unidos, França, Alemanha, Hungria, Noruega, República Tcheca, Peru e Equador, e como solista de diversas orquestras, entre as quais, a Orquestra Sinfônica Nacional do Equador, Orquestra da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Orquestra de Câmara Theatro São Pedro, Orquestra Sinfônica Nacional de Lima e a Orquestra de Flautas do Japão. Lançou o CD RECITAL com a pianista Maly Weisenblum e, atualmente, é professor na Unisinos e no IPA/RS.

Não à toa chamado de Maestro pelos colegas, Paulo Dorfman é considerado um dos mais importantes nomes da música instrumental do Estado. Ao longo de sua trajetória, teve músicas gravadas em discos de Jorginho do Trompete, Claudio Sander, James Liberato e Pedrinho Figueiredo, entre outros. Possui obras no repertório de instituições como a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA), a Orquestra Unisinos Anchieta e a Orquestra de Câmara Theatro São Pedro.

Tempos da Música
Idealizado pela diretora do Museu Julio de Castilhos, Gabriela Correa da Silva, com curadoria do pianista João Maldonado, o projeto Tempos da Música acontece uma vez por mês, sempre às quintas-feiras, com músicos tocando/cantando/contando um período da história.

SERVIÇO
O quê: Tempos da Música | Ayres & os Melódicos.
Quando: 10 de maio | Quinta-feira.
Hora: 19h.
Onde: Museu Julio de Castilhos (Rua Duque de Caxias, 1205, Centro Histórico de Porto Alegre).
Ingressos: R$ 25,00 no local.

 

Etiquetas
Publicidade

Artigos relacionados

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios