Neste primeiro desfile, a produtora de moda do Festimalha, Luísa Cavalett Giusti, privilegiou tendências como malhas caneladas, manga três quartos, casacos e golas amplas, vestidos, saia lápis, aplicação de bordados, decotes e recortes assimétricos, além de modelagens oversized. A diversidade também apareceu na variedade de cores, com destaque para os marrons avermelhados, nudes, cinzas, tons cítricos, lilás, menta e, é claro, preto e branco. A atração ajudou os visitantes a escolher as malhas preferidas. Ao final do desfile, o público se dirigiu aos estandes e aproveitou para renovar o guarda-roupa com a moda malha outono-inverno 2018.
O desfile mostrou que a malha tricot deixou de ser apenas uma peça para se aquecer. Ela veste, defende ideologias e exibe estilos. As peças pesadas deram espaço à leveza, design e, principalmente, ao conforto. A diversidade também está cada vez mais presente, defendendo uma proposta de moda democrática, além de afetiva. Como o próprio clima está mais difuso, é possível encontrar uma variedade considerável de modelagens, fios e estilos, o que torna a gama de produtos ainda maior.
Quem roubou a cena foi a cachorrinha Olívia, mascote do Festimalha 2018 adotada por uma moradora de Nova Petrópolis, que desfilou vestindo a moda pet. A feira, que segue o conceito pet friends, não apenas possui expositores que confeccionam peças em malha para os ‘quatro patas’ como também abriu espaço para a ONG Focinho Amigo comercializar produtos e divulgar seu trabalho. O objetivo é arrecadar fundos para manter os animais em tratamento que aguardam para serem adotados, além de viabilizar projetos voltados à conscientização da adoção.
Minha Mãe é Top
O próximo desfile está programado para o dia 13 de maio – Dia das Mães –, às 15h. A promoção ‘Minha Mãe é Top’ premiará duas mães que, com seus filhos, integrarão o casting formado por mães e filhos de Nova Petrópolis. Para participar é necessário se cadastrar no site www.festimalha.com.br. As duas fotos mais votadas no site (sendo uma mãe moradora de Nova Petrópolis e outra visitante) ganham a promoção. O resultado será divulgado no dia 10 de maio, na página oficial do Festimalha no Facebook, a partir das 17h. As premiadas no concurso “Minha mãe é top” terão um final de semana dos sonhos. Além de viver a emoção do desfile na principal passarela de moda tricot do Sul do Brasil, mães e filhos, que passarão por uma transformação no dia do evento, ganharão uma hospedagem em um hotel de Nova Petrópolis e dois ingressos para o Festimalha, podendo curtir o que o Jardim da Serra Gaúcha tem a oferecer aos seus visitantes. As mamães ainda receberão uma malha para se aquecer durante o inverno.
O FESTIMALHA
- O que? 29º Festimalha
- Quando? De 26 de abril a 3 de junho de 2018 (27 dias de feira)
- De quintas a domingos, além do dia 30 de abril, do feriado de 1º de maio e 2 de maio
- Horário: das 10h às 19h
- Onde? Centro de Eventos de Nova Petrópolis