Variedades

Chapada das Mesas encanta turistas no Maranhão

O Brasil presenteia amplamente seu povo com uma natureza exuberante. Não bastava ser formado pela beleza de grandes rios, formações rochosas históricas e fauna e flora diversificadas, o que lhe confere o título de número 1 em atrativos naturais no mundo, o país permite ainda que as pessoas possam apreciar de perto essas maravilhas. A Chapada das Mesas, no Maranhão, é um desses cantinhos brasileiros que proporcionam o contato direto do homem moderno com a vida selvagem.

Localizada às margens do Rio Tocantins, o Parque Nacional da Chapada das Mesas foi criado em 2005 para preservar a biodiversidade dos biomas brasileiros do Cerrado, Caatinga e Amazônia. São cenários integrados com paisagens do sertão, cachoeiras, montanhas, bosques de buritizais, cânions, e lagos dignos de uma experiência aventureira.

Com formações rochosas esculpidas pela ação do vento e da chuva que lembram mesas, o local possui 160 mil hectares de área que podem ser contempladas na Torre da Lua, localizada no município de Carolina, uma das portas de entrada para a região. Além da Torre, a chapada possui outros atrativos: aventura com rapel e canionismo nas águas; aprendizado no Morro das Figuras, onde paredões são adornados com pinturas rupestres; ou observação de aves endêmicas. Para relaxar, que tal um banho nas águas cristalinas do Poço Azul ou nas cachoeiras?

Aliás, cachoeira bonita é o que não falta na Chapada das Mesas. A do Santuário, por exemplo, tem quedas d’água de 50 metros; a de São Romão, se destaca como a maior do Maranhão em volume de água; e a de Santa Bárbara, com mais de 70 metros, é conhecida por abrigar uma formação rochosa que lembra a imagem da santa.  Para um lindo pôr do sol, invista no Portal da Chapada e na Pedra Furada. O fenômeno natural vai ficar ainda mais interessante do alto e sendo contemplando junto com a imensidão do parque.

Caminhar por trilhas em meio à mata faz parte do passeio de quem escolhe esse lugar incrível para fazer turismo. O percurso oferece contato com a fauna e animais silvestres, como macacos, sucuris, araras e corujas. Por esse motivo – e também por ser e tratar de um parque amplo -, o turista precisa priorizar a segurança e realizar a atividade contratando um serviço especializado de agência de viagem e guia turístico.

Para conhecer as belezas da Chapada das Mesas de perto, a sugestão é permanecer, no mínimo, quatro dias na região. O acesso para chegar ao parque pode ser feito pelas rodovias BR-010 e BR-230 a partir dos municípios maranhenses de Estreito, Riachão, Carolina e Imperatriz.

Botão Voltar ao topo