Moda & Beleza

Dicas e cuidados na hora de fazer a barba

Uma barba bem-feita e aparada é sempre sinônimo de higiene e saúde dos pelos faciais. Mesmo para quem é adepto aos estilos da atualidade como a curta, “por fazer”, ou mais longa, do jeito lenhador ou “lumberjack” —é também preciso manter a região em ordem e usar produtos certos. Por isso, a MARCO BONI lista os acessórios essenciais para manter a barba nos trinques. E ainda traz dicas para seguir em casa do barbeiro Douglas da Mota do salão masculino DaMota em São Paulo. Confira:

  • Escolha o desenho certo para cuidar da barba

Mesmo que você não seja muito fã de barbas desenhadas, é muito importante definir onde começa e termina a sua. Eleger o estilo certo para seu tipo de rosto é primordial.  “Escolher o modelo errado pode-se acentuar algumas imperfeições”, reforça Douglas.  O profissional explica que mantê-la aparada é também fundamental. “E não é nada adequado deixar os pelos do pescoço emendando com os do peito e da bochecha grudando na sobrancelha. O recomendado é ir aparando para crescer de forma mais uniforme”, recomenda.

  • Utilize produtos específicos para a barba.

Se você pensa que só aquela água do banho já era suficiente para deixar a barba limpa, está enganado. O local acumula muitas impurezas, por isso são necessários alguns cuidados. Como a região costuma ter a pele muito mais oleosa, você deve tomar precauções. Se você tem muitas espinhas, é bem provável que o número aumente. A primeira dica é lavar a barba com shampoo específico, ao menos duas vezes por dia para diminuir as espinhas, proteger a pele por baixo dos pelos com uma fórmula PH anti-coceira. Por isso invista em produtos como óleos para barba e ceras para bigode que hidratam os pelos e promovem o aspecto saudável. E acessórios como pentes, réguas de barba e pinceis.

  • Não deixe o bigode cobrir a sua boca

O bigode é uma das partes mais importantes nesse processo. Devido a sua posição, ele mantém contato direto tanto com sua boca e também com os alimentos que você consome e, por isso, tende a acumular muita sujeita durante todo o dia. Para que isso não ocorra apare sempre os bigodes. Se seu estilo é de barba mais longa, o melhor é pentear o bigode sempre para baixo e aparar na linha do lábio.

  • Mantenha a barba aparada

Para manter a barba nas melhores condições, o recomendado é aparar frequentemente os pelos. Nem todos os fios crescem na mesma velocidade e nem no mesmo sentido. Dessa forma, é de extrema importância sempre aparar a barba a partir das orelhas para baixo na direção do pescoço. As barbas curtas devem ser aparadas a cada duas semanas, mais ou menos, enquanto as longas podem ficar mais tempo sem esse corte, de três semanas a um mês. Assim como os cabelos, as barbas agora podem ser modeladas.

Pente de madeira para Barba e Bigode, Pincel de Barbear Texugo, Pente Alinhador para Barba e Kit para Barba
Botão Voltar ao topo