Inimigos na Casa de Bonecas estreia no Instituto Ling

No dia 17 de maio, no Instituto Ling, inicia a temporada de estreia do espetáculo Inimigos na Casa de Bonecas, do Projeto GOMPA, com direção de Camila Bauer e elenco formado por Sandra DaniLiane VenturellaJanaina PelizzonFabiane SeveroNelson DinizLauro Ramalho, Álvaro RosaCosta e Pedro Bertoldi. Resultado de pesquisa em criação dramatúrgica e cênica a partir das obras Casa de Bonecas e O Inimigo do Povo, do dramaturgo Henrik Ibsen, a montagem ganhou o PrêmioInternational Ibsen Scholarship 2017. A encenação une elementos narrativos, teatro, dança, música e artes visuais para tratar da atual situação do Brasil, com ênfase em questões de gênero e em conflitos de ordem ética/moral. Inimigos na Casa de Bonecas terá sessões nos dias 17, 18, 19, 24, 25 e 26 de maio de 2018 (confira o serviço completo abaixo).

O espetáculo integra o projeto Ponto de Teatro – que visa impulsionar a produção de artes cênicas no Rio Grande do Sul, apoiando e garantindo espaço às produções locais ao longo de 2018 – e terá também uma oficina de crítica teatral, ministrada pelo jornalista e crítico renato Mendonça, curador do do Ponto de teatro.  Destinada a interessados maiores de 18 anos – especialmente estudantes de jornalismo e teatro –, a oficina se desenvolve em cinco momentos: acompanhamento da primeira sessão do espetáculo; aula expositiva e debate entre os participantes; escrita e revisão dos textos críticos produzidos pelos participantes; leitura aberta e discussão dos textos em aula; e publicação dos textos finais em plataforma digital.

Sobre o Ponto de Teatro

Ao longo de 2018, o projeto Ponto de Teatro vai proporcionar a apresentação de sete espetáculos estreantes e a realização de oficinas de crítica teatral no Instituto Ling. No início do ano, o Ponto de Teatro lançou um edital para a seleção de três espetáculos inéditos para integrar a programação. O edital, encerrado em abril, recebeu mais de 60 inscrições de projetos de teatro, dança, performance e circo, que foram avaliados por uma Comissão de Seleção formada pelo curador Renato Mendonça, o diretor de teatro Breno Ketzer e o jornalista Newton Silva. Os escolhidos foram: Fisiologia do Desespero (Eva Schul), A Fome (Cia Espaço em Branco) eEstrangeiro (Ismael Caneppele). Cada projeto selecionado no Edital Ponto de Teatro 2018 fará seis apresentações e receberá apoio financeiro de R$ 10.000,00 (dez mil reais), além de serviços de montagem, sonorização e iluminação para a produção do espetáculo. Confira detalhes e fichas técnicas dos espetáculos abaixo.

A cada temporada do Ponto de Teatro será realizada também uma oficina, ministrada por Renato Mendonça, jornalista, crítico e curador do projeto Ponto de Teatro. Voltada ao público em geral (com idade mínima de 18 anos), a oficina é gratuita e contempla conteúdos teóricos – a história da crítica no Brasil, diferentes formatos, mídia, tecnologia e redes sociais – e a prática da escrita, em que os participantes assistem à peça e desenvolvem um texto crítico, que será publicado em plataforma digital. Ao todo, serão sete oficinas, com três encontros cada uma e seis vagas por turma.

Serviço:

PONTO DE TEATRO – Inimigos na Casa de Bonecas

Oficina de crítica teatral

Sair da versão mobile