Saúde

Mastologista esclarece mitos e verdades sobre o câncer de mama

O câncer de mama é responsável por cerca de 25% dos novos casos da doença entre mulheres todos os anos, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca). Só no Brasil, estima-se que neste ano, sejam diagnosticados quase 60 mil novos casos. “A principal mensagem para este público é sobre a necessidade de exames regulares. Quando a descoberta do tumor se dá logo no início, as chances de cura chegam a 90%”, comenta Dr. Afonso Nazário, mastologista do HCor – Hospital do Coração.

Campanhas mundiais como o Outubro Rosa são movimentos necessários para alertar as mulheres quanto aos riscos e a importância de exames de mamografia e ultrassonografia para detectar o câncer em uma fase precoce. A boa notícia é que a doença pode ser prevenida. O mastologista do HCor esclarece alguns mitos e verdades sobre a doença. Confira!

O câncer de mama é hereditário?
Parcialmente verdade. Embora seja hereditário, sabe-se que o câncer herdado é responsável por cerca de 5% a 10% dos casos de câncer de mama. “É importante salientar que, mesmo que não haja casos na família, a partir dos 40 anos, é indicado que todas as mulheres façam o exame de rastreamento”, ressalta.

O autoexame só detecta o câncer de mama em um estágio mais avançado?
Verdade. Normalmente, quando a mulher faz o autoexame, ela apalpa lesões já grandes, geralmente indolores, não passíveis de uma detecção precoce. O toque das mamas, segundo Dr. Nazário, é incentivado para que as mulheres possam conhecer melhor o próprio corpo, mas não deve ser considerado um método de prevenção.

Anticoncepcionais provocam o câncer de mama?
Parcialmente verdade. Durante seu uso, as pílulas aumentam, discretamente, o risco de câncer de mama. Por outro lado, os anticoncepcionais diminuem o risco do câncer do endométrio e do ovário.

Mulheres obesas são mais propensas ao câncer de mama?
Parcialmente verdade. A obesidade é considerada um fator de risco para o câncer. Especificamente nos cânceres de mama, as chances aumentam no período pós-menopausa. Essa relação ocorre devido à produção de alguns hormônios que causam um processo inflamatório crônico, e que podem aumentar as chances de desenvolver a doença. “Por isso, é muito importante manter um peso saudável durante a vida inteira, principalmente após a menopausa”, recomenda o mastologista.

Prótese de silicone pode causar o câncer?
Mito. As próteses em si não causam câncer. Mulheres com próteses podem, e devem, fazer o exame de mamografia normalmente. “Este é o método mais eficaz de diagnosticar precocemente o câncer de mama”, diz Dr. Nazário.

Menstruei cedo. Com isso, minhas chances aumentam?
Verdade. Quanto mais cedo for a primeira menstruação, maiores são as chances de desenvolver câncer de mama. A relação está associada, na verdade, com o ciclo ovulatório. Ou seja, quanto mais ciclos ocorrer ao longo da vida, mais predisposta a mulher estará.

Exercícios físicos ajudam?
Verdade. A American Cancer Society recomenda que pacientes que já tiveram câncer, e também como medida preventiva para a doença, pratiquem semanalmente alguma atividade aeróbica, como caminhada, bicicleta ou natação, por exemplo. Cerca de 30 minutos por dia já surtem ótimos benefícios.

Campanha Corte Solidário
Para apoiar a causa, o HCor lançou a Campanha Corte Solidário. O objetivo desta ação social, que ocorrerá durante todo o mês, é convidar as pessoas a doarem 15cm de seus cabelos e, com isso, promover a autoestima de diversas mulheres. Os interessados em participar, devem entregar os cabelos diretamente à ONG Rapunzel Solidária, uma organização sem fins lucrativos que confecciona perucas para crianças e mulheres com câncer.

Para renovar o visual e ainda ajudar outras mulheres, acesse o site www.outubrorosahcor.com.br, e saiba como participar.

Botão Voltar ao topo