Rio Grande do Sul

Mais biodiesel adicionado ao diesel é oportunidade para agricultura familiar no RS

Em março de 2018, a lei do biodiesel avançou mais uma etapa. A partir de agora, passa a valer a obrigatoriedade da porcentagem de 10% de biodiesel misturado ao óleo diesel dos postos de combustível brasileiros. A Lei nº 13.033, de 24 de setembro de 2014, em vigor desde 2016, prevê aumento gradual da quantidade de combustíveis não fosseis adicionados ao óleo diesel comum até 2019.

Publicidade

Segundo a Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove), esse aumento de porcentagem deve elevar a demanda por biodiesel em 30%. Uma boa notícia para os sojicultores, já que, atualmente, ainda segundo a Associação, 80% da bioenergia produzida no país provém da soja. Leocir Bocchi, diretor da Bocchi Agrobios, espera que o aumento do consumo de biodiesel gere um aumento de 20 a 25% na demanda por óleo de soja. A empresa, que além de possuir usina de biodiesel, possui indústria de extração de óleo de soja e é um grande distribuidor de insumos agrícolas, situada na região de Lagoa Vermelha-RS, possui capacidade de produção de 300 mil litros por dia de biodiesel, e cerca de 40% da soja que recebe é originária da agricultura familiar. “Muitos agricultores são produtores do Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar) e boa parte da nossa negociação é feita por meio de barter, a troca de soja por insumos”, comenta. O aumento da demanda por biodiesel irá atingir de forma positiva esses pequenos produtores, que terão seu produto valorizado.

Para apoiá-los a suprir essa demanda, além de insumos, a Bocchi fornece consultoria técnica e facilita o acesso desses agricultores ao Programa de Pontos da Bayer, onde, ao adquirir produtos essenciais ao manejo da lavoura, eles têm a oportunidade de cadastrar seus cupons fiscais, acumular e trocar a pontuação por produtos e serviços que irão melhorar a sua produtividade e a gestão dos negócios no campo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Fechar

Seu navegador está bloqueando os anúncios deste site.

Todo o conteúdo deste portal é 100% gratuito. Os anúncios que exibimos é a forma de manter este veículo de informação independente e comprometido somente com você leitor.