Saúde

Dicas de como fazer uma pipoca mais saudável para os jogos da Copa

Os jogos da Copa do Mundo estão chegando e nada melhor do que reunir a família e amigos para assistir à Seleção de Tite em busca do hexacampeonato. São diversos os petiscos escolhidos para acompanhar o mais importante campeonato mundial, muitas vezes, porém, eles são gordurosos e com muito sódio que, aliados ao refrigerante e à cerveja, podem se tornar verdadeiras bombas para o corpo. Pensando nisso, nutricionistas do GetNinjas separaram algumas dicas para preparar pipoca de forma saudável e saborosa. Elas também explicam quais são os benefícios do milho. Confira:

Benefícios para saúde
Segundo a nutricionista Clara Gameiro, o grão de milho é fonte de vitaminas do complexo B, manganês, magnésio e fibras, presentes principalmente na casca, sendo um bom aliado para o funcionamento intestinal. Além disso, o milho também é rico em polifenóis, que são ótimos agentes antioxidantes no combate aos radicais livres, extremamente importantes na prevenção de doenças. “A pipoca ajuda a regular o nível de açúcar sanguíneo, sendo uma ótima aliada para os diabéticos”, explica a nutricionista Myleide Barbosa. “As fibras também agem contribuindo no controle dos níveis de LDL conhecido por ser o “colesterol ruim”, com isso ajudando na saúde cardiovascular”, completa Clara.

Dicas para o consumo saudável
Tanto o milho e quanto a pipoca são por si só bons para o organismo, mas, muitas vezes, são inseridos ingredientes como bacon, queijo e manteiga para dar um sabor a mais, tornando o petisco mais gorduroso e calórico.”Não há como substituirmos o bacon e falar que será igual, mas existem alguns molhos fitness e temperos sem sódio que remetem ao sabor do bacon, além do próprio bacon vegano. Portanto, se aventure a experimentar para criar hábitos mais saudáveis”, ensina a nutricionista Bárbara Ramirez.

Já Myleide chama atenção para quem faz uso excessivo de sal e temperos prontos na pipoca. A nutricionista recomenda evitar esses tipos de condimentos. “O ideal é não usar nenhum tempero pronto para salgar, deve-se usar o sal in natura mesmo. O segredo é o equilíbrio, aprender a dosar a quantidade de sal. Há também opções de sal com teor reduzido de sódio”, explica Myleide. Outra dica da profissional é substituir o óleo de cozinha por um fio de azeite de oliva extra-virgem, além de se atentar ao excesso no consumo. “Apesar da pipoca ser pouco calórica, possui apenas 46 kcal em 1 xícara de chá, devemos evitar consumir em excesso.”

Abaixo, as profissionais indicam duas receitas para o consumo saudável da pipoca., Aprimeira é para quem quer evitar gorduras e a segunda traz alternativas para condimentos mais saudáveis:

Pipoca Fit
Num refratário próprio para micro-ondas coloque ½ xícara (chá) de milho para pipoca, ¼ xícara (chá) de água, sal a gosto e mexa com uma colher. Cubra o refratário com papel filme e coloque no microondas. Retire o refratário do micro-ondas, descarte o papel filme e sirva a pipoca salgada imediatamente.

Pipoca funcional
A preparação é enriquecida com elementos como cúrcuma ou açafrão (anti – inflamatório), páprica doce e gengibre (termogênica), curry que é um mix de temperos ou da mesma forma um mix de ervas.

Botão Voltar ao topo