Rio Grande do Sul

Dicas de valorização de carros para venda

Os carros desvalorizam, e isso é uma questão que não há como controlar. Na hora de vender o automóvel, o objetivo de todo proprietário é o de concretizar um bom negócio e não ter prejuízos. Deixar algum equipamento ou acessório de lado pode prejudicar, mas, ainda assim, é possível valorizar o carro para a venda e virar o jogo sobre a depreciação com alguns cuidados básicos. Confira abaixo 10 dicas que a InstaCarro separou para você de como valorizar um carro na hora da venda:

1. Cuidados com as partes plásticas

Faça o uso de produtos que possam contribuir para aumentar o brilho de partes plásticas no painel e nas portas. O aspecto de novo que um carro limpo possui é fundamental para valorizá-lo em possível revenda. O importante na limpeza é cuidar tanto da parte de fora quanto de dentro do veículo.

2. Evite danos na lataria

Encere a carroceria pelo menos uma vez a cada três meses. Evite deixar o seu carro exposto sob o sol ou sob a chuva para não danificar precocemente a pintura. Além disso, pinturas feitas em partes específicas costumam se diferenciar da tonalidade da pintura original. Esse mosaico de cores desvaloriza o veículo. Em caso de pequenas imperfeições na lataria, combine os reparos diretamente com a agência ou a concessionária que estiver negociando, uma vez que elas possuem parcerias com oficinas e funilarias.

3. Mantenha o estofamento em bom estado

Procure manter em bom estado os estofamentos de tecido, camurça, veludo e outros materiais. Aspire as imperfeições nos bancos e faça lavagens a seco periodicamente, para retirar manchas e odores. No caso dos bancos de couro, apesar de serem mais difíceis de sujar com líquidos, os cuidados precisam ser redobrados para evitar ressecamentos e rachaduras. O ideal na limpeza, é passar produtos que hidratem o couro e mantenham os poros sem sujeiras.

4. Não deixe de realizar as manutenções

As revisões são fundamentais para que um carro prestes a ser revendido impressione o comprador. Se você revisa seu carro em autorizadas, conserve o histórico atualizado no manual do proprietário. Porém, se o seu carro veio de outro proprietário, mantenha com você os comprovantes e recibos referentes à manutenção preventiva. Isso dá garantia e aumenta a confiança de quem vier a se interessar pelo seu carro, já que esses documentos podem comprovar o seu zelo com o veículo.

5. Guarde o manual e a chave reserva

Num contexto em que a garantia de fábrica se estende por no mínimo três anos, é importante ter as anotações e os carimbos das revisões e de outros procedimentos no veículo. Além do mais, guardar a chave reserva do veículo pode não apenas te ajudar em momentos de dificuldade, mas também servir como um trunfo no momento da revenda.

6. Conserve as peças originais

A conservação das peças originais contribui bastante na valorização do carro na hora da venda, reforce este atributo e impressione quem tiver o interesse de levar o seu carro para a garagem.

7. Valorize a direção hidráulica ou elétrica

Quando uma pessoa que nunca dirigiu um carro com direção assistida o dirige pela primeira vez, ela nunca mais abre mão desse item. O conforto e o menor esforço para manobrar, principalmente ao fazer balizas ou num estacionamento, valoriza qualquer carro. Automóveis sem direção hidráulica ou elétrica, evidentemente, custam menos. Por isso, saiba que esse item tem se tornado um diferencial para quem deseja comprar um carro.

8. invista em um trio elétrico

O trio elétrico aumenta a conveniência do motorista com o acionamento elétrico de travas, vidros e retrovisores. Muitos veículos vêm com esses equipamentos de fábrica, mas se você comprou um carro sem trio elétrico, é possível instalar o kit com relativa facilidade.

9. Instale um sistema de ar-condicionado

Em algumas cidades do país, especialmente as localizadas no litoral ou em áreas do Centro-Oeste, Norte e Nordeste, é praticamente impossível dirigir com um veículo sem ar-condicionado. Além de propiciar conforto térmico no automóvel e aumentar significativamente o valor de um automóvel na hora da venda, também é útil para evitar o que os vidros embacem em dias chuvosos.

10. Não esqueça dos itens de segurança passiva

Por força de lei, a presença do airbag para motorista e passageiro do banco da frente e ABS são obrigatórios nos veículos fabricados no Brasil desde 2014. Fique de olho nesses itens para valorizar seu veículo em relação a um carro da mesma categoria ou a um modelo que não possua tantos acessórios. Atente-se ainda a possíveis recalls e ao nível de conservação destes equipamentos para manter seu carro com bom valor de mercado.

Botão Voltar ao topo