O Procon Porto Alegre alerta aos consumidores com viagens marcadas para os próximos dias que as companhias aéreas deverão disponibilizar canais de atendimento para orientar os clientes quanto a eventuais cancelamentos dos voos. Além disso, deverão providenciar a remarcação ou devolver os valores pagos, ou que for mais conveniente para o consumidor.
Caso não haja a informação ou atendimento adequado, os consumidores deverão guardar todos os comprovantes dos prejuízos sofridos, como recibos de alimentação, hospedagem, transporte e formalizar uma reclamação no Procon Porto Alegre. Se o passageiro entender que o cancelamento do voo causou algum dano moral, já que perdeu uma reunião de trabalho ou um evento pessoal, por exemplo, poderá exigir reparação no judiciário.
Reclamações – Moradores de Porto Alegre podem registrar queixas pelo site do Procon, redes sociais ou na sede da rua dos Andradas, 686, Centro Histórico. São distribuídas diariamente 90 fichas de atendimento, das 9h às 17h. O Procon municipal também disponibiliza para a população uma loja no terminal 1 do Aeroporto Salgado Filho, em funcionamento das 12h às 18h. O Procon Porto Alegre é um órgão vinculado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE).