Variedades

Vale do Wachau, paraíso para explorar por via fluvial

Vale de beleza e produção vinícola alardeada aos quatro cantos do planeta, o Wachau, na Áustria, é um dos destinos preferidos dos enólogos. Enquanto transporte para visitá-lo, a preferência dos visitantes recai sobre as vias fluviais, em pacotes de cruzeiros pelo Rio Danúbio. Patrimônio Cultural da Humanidade, a área abrangida pelo Wachau, estreito vale entre Melk e Krems, reúne 13 comunidades e 1.350 hectares de área de viticultura.

Graciosamente, o sinuoso Vale do Wachau determina o curso do Danúbio em uma extensão de 36 quilômetros. Degustar vinhos locais, observar castelos e vinhedos, visitar lugares e destaques históricos ao longo da totalidade dos 36 quilômetros compreendidos pelo Wachau são estímulo para, enólogos ou não, visitá-lo em cruzeiros fluviais, os quais proporcionam amplas oportunidades para explorar o trecho de beleza dificilmente superada no decorrer dos 2.860 km de extensão do Danúbio, o maior rio da Europa (atrás do Volga).

Os pacotes da maioria dos cruzeiros pelo Danúbio incluem vinhos regionais no almoço e no jantar, além de, no mínimo, uma degustação extra. Estender a experiência para aprofundar a apreciação tem custo. Entre os regionais produzidos no Wachau, a carta de vinhos dos cruzeiros da Avalon Waterways pelo Danúbio, por exemplo, seleciona o Grüner Veltliner – seco e elegante, com expressivo aroma de frutas frescas, ao preço de 5,30 euros a taça. Ao igual preço, outra opção é o versátil Zweigeelt, paladar rico, aprimorado por intenso aroma de frutas e taninos, bem balanceados.

Os vinhos Grüner Veltliner, assim como os Riesling são os finos frutados considerados algumas das joias produzidas no Vale do Wachau, muito provavelmente, a mais importante região vitivinícola da Áustria. Os cenários do vale são encantadores. Entremeando os vinhedos cultivados em terraços de pedra natural, encarapitados nas montanhas rochosas, há vilas medievais, castelos, fortalezas, grandes e pequenos vinhedos, tavernas, lojinhas com produtos locais e envolvente natureza.

O cruzeiro da Avalon Waterways que inclui o Vale do Wachau tem duração de 12 noites/13 dias, inicia em Budapeste, Hungria. A navegação termina em Nuremberg, e daqui, por terra, continua até a República Tcheca, com parada em Karlovy Vary e término em Praga. O preço, a partir de US$ 5.799 por pessoa em cabine dupla, inclui: bilhete aéreo; dois pernoites em Budapeste – hotel de primeira linha, e passeios; três pernoites em Praga – hotel de primeira linha, e passeios; sete noites de navegação, com todas as refeições a bordo, vinhos e cervejas no almoço e no jantar; passeios em terra, inclusive em duas das mais atrativas localidades do Wachau – Dürnstein e Melk.

Botão Voltar ao topo