Variedades

Vindimas tchecas

Se o seu rosto se ilumina  cada vez que alguém menciona a palavra vinho,  sua época favorita do ano na República Tcheca é o início do outono. O tempo da colheita da uva representa o pico da temporada para os amantes do vinho. Em regiões produtoras de vinho, muitas vezes acompanham este evento divertido festivais medievais e mercados. E como a República Tcheca tem muitas regiões vinícolas, aqui estão vários exemplos onde desfrutar a vindima tcheca.

  1. Vindima na Morávia

Provavelmente a Morávia do Sul é a região vinícola mais conhecida da República Tcheca.  E ainda tem a sua própria casta com o nome da região de seu nascimento, Palava, uma área especial em vários aspectos. Protegida pela UNESCO como tendo um ecossistema único, é protegida por especialistas em vinho como um lugar especial para o cultivo de uvas. Um dos seus centros históricos é a cidade de Mikulov, onde a vindima será de 8 a  10 de setembro de 2017.

Recentemente a vindima de  Znojmo também se tornou um popular evento cultural, onde a diversão e atmosfera jovial da Morávia do Sul preenchem todo o centro histórico da cidade. Parte do vintage Znojmo, que será realizado de 15-17 setembro 2017, incluirá, como todos os anos, a parada real, uma série de concertos, eventos familiares, experiências culinárias e, claro, vinho em cada esquina.

  1. Celebrações ao vinho em Praga

A Boêmia do oeste  não está muito atrás em relação à tradição vinícola da República Tcheca. Tem  importantes primazias. Como exemplo, os vinhedos do Castelo de Praga, entre os mais antigos do mundo. Mesmo aqui, a colheita é organizada todos os anos.  A vintage do  Castelo de Praga  representa o pico da temporada já que  o excelente vinho, boa comida e alegria alimentam a atmosfera única do Castelo de Praga. Este ano, será realizado de 09-10 setembro de 2017.

Além disso, a tradição vinícola de Praga não termina aqui. Até mesmo uma de suas áreas é chamada Vinohrady (vinhedos). E não é por acaso que a próxima vindima terá lugar aqui. Praga, especificamente o Parque Grébovka em 16 e 17 de Setembro 2017, é certeza de diversão e excelentes vistas.

3. Vindimas da Boêmia

A vindima também acontece, todos os aos num dos mas belos castelos da  República Tcheca, o Castelo de Karlštejn. Mas este ano será especial porque vai reinar no castelo o espírito de Carlos IV e seu tempo. Este monarca iluminado fundou o castelo e o 700º aniversário do seu  nascimento é festejado aqui . E seu nome pode ser brindado  de 30 setembro – 10 outubro de 2017.

4. O que não se pode perder?

Seja qual for a festa de vindima escolhida, não se pode deixar de provar a especialidade tcheca, servida, de acordo com as leis tchecas, unicamente de 1º de setembro a 30 de novembro e elaborada exclusivamente com uvas tchecas.

Seu nome é “burčák”, um mosto parcialmente fermentado que contem uma proporção perfeita  de álcool e açúcar. Porém cuidado! O  burčák é muito sedutor e depois de um copo, virá outro e mais outro…

5. Continuará…

Caso não possa vir para uma festa de vindima, não se desespere. Em novembro haverá outros eventos relacionados com vinhos, como o festival de São Martinho, que começa dia 11 de  novembro. Além dos locais acima mencionados, outras cidades como Cesky Krumlov ou Kutná Hora também protagonizam essas  festas.

Botão Voltar ao topo