Variedades

Copa do Mundo: um universo de adesivos e selantes

Um dos eventos mais esperados do ano está chegando. Nesta Copa do Mundo, que tem início dia 14, os olhos estarão voltados para Neymar Jr., Cristiano Ronaldo, Lionel Messi, Toni Kroos, entre outros jogadores das seleções mundiais. Além das melhores jogadas dos craques, não podemos esquecer como o desenvolvimento das bolas e das chuteiras contribuem tanto para o desempenho em campo quanto para a precisão de um chute ao gol. O que a gente não imagina é que aí tem adesivos e selantes de alto desempenho que deixam a chuteira, por exemplo, mais leve. E não para por aí: tem muito mais coisas em uma Copa do Mundo que tem adesivos e selantes e nem fazemos ideia.

  • Bola e chuteira

Hoje muitas chuteiras usam o adesivo como insumo essencial na sua confecção e, para isso, se utilizam de adesivos específicos para calçados especiais que promovem mais durabilidade. Assim como as chuteiras, as bolas também estão cada vez mais migrando da costura para o uso do adesivo, o que proporciona ainda maior resistência e desempenho.

  • Armários e portas de estádio

O que geralmente era unido por meio de solda, rebite e parafusos, agora pode ser feito com adesivos. O adesivo já é muito presente nos mobiliários dentro do estádio e a tendência é estar ainda mais, inclusive nos vestiários dos jogadores que, normalmente, possuem móveis e prateleiras de metal ou madeira. Os adesivos à base de água, hotmelt e PUR de alta performance funcionam muito bem para aplicações em madeiras, destacando-se as soluções RAKOLL®, que oferecem uma forte colagem para madeira e é resistente à umidade, apresentando maior durabilidade aos objetos.

  • Arquibancada do estádio

Os adesivos também podem ser usados em assentos acolchoados do estádio! Aplicações em espumas são muito bem aderidas por conta dos adesivos específicos para colagem de cadeiras e estofados. Aqui usamos hotmelt PSA ou adesivo base água.

  • Placar / Placas de tempo

O placar e outras peças eletrônicas do tipo também são exemplos de materiais onde podemos aplicar adesivo, substituindo outros fixadores mecânicos, como soltas e parafusos. Há três tipos de adesivos usados para esta montagem: adesivos para fixação do gabinete (permitindo montagem final sem expor dispositivos eletrônicos sensíveis a temperaturas de cura elevadas), adesivos para montagem do display (permitindo colagem em painéis de exibição sem limitar a perda de exibição) e adesivos para montagem da placa eletrônica (usados para colagem dos componentes eletrônicos aplicados à placa de circuito).

  • Ônibus dos jogadores

Já pensou que a cola está presente até no transporte que leva os jogadores para o estádio? Sim, até a carroceria do ônibus pode ser colada. Através da Royal®, também adquirida recentemente pela H.B. Fuller, tem uma linha de adesivos estruturais de alto desempenho que são utilizados para este tipo de aplicação. E, além da carroceria, há também a colagem de espelhos, retrovisores, carpetes, forros e de acessórios em geral.

  • Acessórios para a torcida

Quem não tem uma vuvuzela que atire o primeiro apito. A variedade de itens para torcer é imensa e você nem se deu conta, mas são os adesivos que dão estrutura para boa parte destes brindes e decorações em geral: chapéus, pulseiras, pompom, chaveiros, perucas e muito mais! Normalmente são utilizadas colas PVA e hotmelt em bastão, por exemplo, de aplicação manual.

  • Pipoca e salgadinho

As embalagens de salgadinhos, amendoins e todos os outros tipos de snacks são embalagens que se utilizam de adesivos para laminação de embalagem flexível. A caixinha de papelão ou o saquinho de pipoca também não ficam de fora! Ali tem adesivo base água para colagem das caixinhas e para a confecção dos saquinhos que vão ao micro-ondas.

  • Garrafa da água

Para quem gostar de torcer e se hidratar! Os adesivos nas garrafas de água estão nos rótulos, nos quais se utilizam adesivos à base de água, ou ainda o hotmelt PSA.

Botão Voltar ao topo