Porto AlegreRio Grande do Sul

Ospa promove concerto em homenagem ao centenário da morte de Debussy

No ano que marca o centenário da morte de Claude Debussy (1862 – 1918), a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa) promove concerto especial dedicado ao legado do compositor francês. Na sexta-feira (15), às 20h30, a orquestra, sob a batuta do maestro chileno Victor Hugo Toro, executa três obras do homenageado no Salão de Atos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs). O concerto para piano, de Maurice Ravel, influenciado por Debussy na juventude, também está no programa – o pianista Max Uriarte é o solista convidado. Os ingressos custam entre R$ 20 e R$ 40 e estarão à venda no site da Ospa e, no dia do evento, na bilheteria.

Max Uriarte define Debussy como “um dos maiores músicos franceses, iniciador da música moderna e situado entre os mais importantes compositores do Ocidente”. Nascido em St. Germain-en-Laye, Debussy recebeu influência das correntes literárias e artísticas de sua época, o que contribuiu para que desenvolvesse uma linguagem musical original. “Enquanto outros compositores procuram nos dar fotografias musicais, ele nos transmite sensações. Sua produção musical é tão inovadora que ainda hoje continua a despertar entusiasmo, parecendo não possuir nem antepassados nem verdadeiros sucessores”, completou Uriarte.

No programa do concerto, de Debussy, estão ‘Clair de Lune’, famoso movimento da ‘Suite Bergamasque’ (1905); ‘Marche écossaise sur un thème populaire’, escrita sobre uma melodia escocesa (1892); e ‘Petit Suite’, com seções que nos remetem à dança e ao movimento (1889). Já o ‘Concerto em Sol maior para Piano e Orquestra’, de Ravel (1875 – 1937), é caracterizado pela rica combinação de materiais musicais, tendo como modelo os concertos de Mozart e de Saint-Saëns, e incluindo elementos do jazz. Foi estreado em 1932. Victor Hugo Toro, o maestro convidado, é, atualmente, diretor artístico e regente titular da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas.

SERVIÇO

  • O quê: Concerto da Ospa |Série Ufrgs
  • Quando: Sexta-feira (15), às 20h30
  • Onde: Salão de Atos da Ufrgs (Avenida Paulo Gama, 110), em Porto Alegre
Botão Voltar ao topo