Durante dois dias, o Sebrae debate a transformação digital no mundo dos negócios provocada, principalmente, pela nova economia. A Digital Week acontece até esta quarta-feira (13/6) com a participação de 19 estados, que trazem a Brasília soluções inovadoras para os pequenos negócios. Os Sebrae de Alagoas, Amazonas, Amapá, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Roraima, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Sergipe e São Paulo estão com estandes nos espaços na sede da instituição em Brasília.
A diretora técnica no exercício da presidência do Sebrae, Heloisa Menezes, reforçou a importância da feira de soluções digitais, que vai se somar a vários outros eventos durante toda esta semana, com foco na transformação digital. “O Sistema Sebrae hoje trabalha com soluções e alternativas na cultura da inovação. Aqui, estamos dando uma demonstração de um conjunto de iniciativas que estão em curso, que poderão ser utilizadas em outros estados, e que queremos aperfeiçoá-las de maneira contínua”, disse Heloisa Menezes.
O diretor de Administração e Finanças do Sebrae, Vinicius Lages, reforçou a importância do momento para todos os empreendedores de pequenos negócios. “Será uma semana intensa em atividades e a demonstração clara de que o processo de transformação está ocorrendo. A transformação fundamentalmente passa por pessoas e pela cultura de inovação. O que vamos ver aqui é um mix de palestras e pitches. É uma demonstração de que compreendemos o desafio”, destacou.
Ainda, durante o evento de abertura, Yuri Gitahy, referência internacional em startups, apresentou a palestra “Desmistificando a Transformação Digital”. Yuri explicou que a base do processo de transformação digital é a cultura e a necessidade de se fazer diferente. “Transformação digital é a reengenharia da sua empresa e cultura corporativa para o mundo de hoje. Não existe transformação sem choque. Isso é normal e muito mais tranquilo do que quando um concorrente mata você no mercado”, elucidou.
Redes sociais nos negócios – A design Priscilla Albuquerque abriu a programação vespertina da Digital Week, falando sobre “Como aplicar o design thinking para transformar a experiência do usuário”. Segundo ela, em muitos casos, na sua área, o empreendedor precisa investigar antes para poder investir. Além disso, Priscilla explicou que é necessário mais: “É preciso entender e observar, definir e idear, prototipar e testar”.
Na apresentação de soluções estaduais, Danilo Lisboa, do Maranhão, mostrou o processo “Vendeu, registrou”, que foi desenvolvido em seu estado. Henrique Campos, de Minas Gerais, mostrou a plataforma Sebraeflix, que está em atividade no Sebrae Minas. O representante de Mato Grosso, Sandro Rossi falou sobre o Painel de Cidades Empreendedoras, que está sendo desenvolvida atualmente.
A programação foi encerrada com a palestra de Renata Fontana, do Linkedin. Ela abordou o tema “Como usar as redes sociais para chegar aos empreendedores”. Renata usou exemplos de sua plataforma para fazer negócios e alcançar os mercados. Um deles é o uso das redes sociais. “Pesquisas mostram que 61% das pessoas confiam mais nas redes do que a publicidade nos negócios”, afirmou Renata. Segundo ela, o Sebrae é hoje umas das instituições que possuem mais seguidores no Brasil. “Hoje já são mais de 400 mil”, informou.