Saúde

Endocrinologista dá dicas para acelerar o metabolismo

Quem nunca ouviu a expressão: “meu metabolismo está lento”? Muito comum entre as pessoas que fazem dieta, essa possibilidade existe, mas só pode ser confirmada mediante exames específicos e não é a única responsável pelo peso excessivo. O metabolismo é o conjunto de reações químicas que acontece no nosso corpo, responsável pela manutenção da vida e pelos processos orgânicos. Ele é um fator determinante no ganho e perda de peso, inclusive por dificultar o emagrecimento. O endocrinologista do Spa Estância do Lago, Dr. Fabiano Lago explica que o corpo humano estoca muita gordura por conta da ingestão excessiva de calorias, exceto em casos de pacientes com patologias como desequilíbrio e complicações hormonais, deficiência de determinadas vitaminas e minerais, entre outras.
De acordo com o especialista, a boa notícia é que é possível alterar o metabolismo com a simples mudança de hábitos do dia a dia, com resultados surpreendentes depois de poucos meses. “Estimular a queima de gordura através de aumento da atividade física, alimentação mais saudável e sono de qualidade contribuem muito para o sucesso das dietas”, acrescenta o endocrinologista.
Dr. Fabiano também ressalta a importância de acompanhamento profissional. “Hoje em dia há “dietas malucas” que acabam desregulando completamente o metabolismo e proporcionando efeito oposto”, ressalta.
O médico afirma que cada organismo tem seu relógio biológico e quando há uma baixa no peso, o corpo prepara diversas artimanhas metabólicas para voltar com o peso de antes. “É por isso que quando se atinge o peso ideal, as pessoas voltam a engordar, porque elas acham que não precisam mais de atividade física e dieta, e o corpo luta para voltar a ser como era antes”. Mas se o responsável pelo excesso detectado for a lentidão do metabolismo, o Dr. Fabiano dá cinco dicas simples para acelerar:
1. reduzir o consumo de carboidratos refinados e gorduras saturadas e elevar a ingestão de vegetais, proteínas magras, grãos e cereais; 
2. na dieta, incluir alimentos que aceleram o metabolismo, como chá verde, gengibre, pimenta, ovos, arroz integral, salmão e abacate; 
3. comer mais vezes ao dia e em menores quantidades, assim o organismo perceberá que não vai ficar tanto tempo sem receber alimento e não precisará economizar e estocar calorias; 
4. praticar mais exercícios, eles ajudam a substituir a gordura ruim por gordura saudável e por músculos;
5. beber mais água, ela ajuda o sangue a transportar melhor o oxigênio para os músculos. Na falta dela, a pessoa fica lenta, menos ativa e queima menos calorias.

Botão Voltar ao topo