Saúde

Festa Junina e os cuidados bucais com os alimentos típicos

Uma temporada tão esperada por pessoas que gostam de reunir a família em volta de uma fogueira e da mesa dos pratos típicos. O frio nos traz as festas juninas e, em alguns estados, as julinas também. Mas, todo cuidado se faz necessário para não estragar a festa e adicionar gastos com visitas extras ao dentista.

Segundo o corpo clínico da Lira Odonto, alguns cuidados básicos podem evitar grandes transtornos a sua saúde bucal. Ao comer milho, por exemplo, prefira raspar e tirá-lo da espiga, evitando danificar reparos odontológicos já realizados e aparelhos ortodônticos. A maçã do amor é outra que pode se tornar uma grande vilã, caso uma pessoa que possui dentes sensíveis ou utilize aparelho, opte por morder a maçã inteira e dessa forma causar desconfortos, o ideal seria cortar ela em pequenos pedaços antes de ser consumida.

Especialistas sempre alertam sobre o estrago que uma pequena pipoca pode fazer, deixando casquinhas do milho entre os dentes aumentando a produção de bactérias e aqueles grãos que não estouram por completo podem rachar e até quebrar o dente. O alerta é escovar os dentes e passar o fio dental após o consumo delas e não mastigar aquelas que não estouraram completamente.

Lembrando também que é uma época gelada e algumas bebidas como o vinho quente e o quentão se tornam as preferidas, aqui o cuidado é com o choque térmico ao beber quente e gelado, podendo trincar ou danificar o dente.

Botão Voltar ao topo