Porto AlegreRio Grande do Sul

Noite italiana com show, exposição e gastronomia temática no Museu Julio de Castilhos

O Museu Julio de Castilhos realiza no dia 30 de junho (sábado), a partir das 18h, uma Noite Italiana com show de Fabiano La Falce, acompanhado do músico Chico Bueno e repertório comentado pelo professor Fiore Marrone. Entre os clássicos da noite, Il Mondo, O Sole Mio, Volare, Champagne –com interpretações especiais em dialeto – e uma releitura de Trem das Onze em italiano: Figlio Unico. Serão disponibilizados para o evento 100 ingressos no valor de R$ 30,00.

A apresentação de La Falce integra as atividades de abertura da nova exposição temporária do museu, “Gastronomia e Museus: Vinho, Massa e Polenta”. A mostra, cuja temática principal será o vinho, é parte de um roteiro turístico cultural que conta com imagens do Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami, de Caxias do Sul, e do Museu do Imigrante de Bento Gonçalves.

O Café com História, além do serviço de bistrô, apresentará histórias das vinícolas e produtos da culinária italiana da Casa Itália, comandada pelo chef Gianmaria Ciabattari, que o público poderá comprar para consumo no local.

Uma viagem ao espaço mais afetivo da casa dos primeiros imigrantes italianos: a cozinha
A exposição Gastronomia e Museus: Vinho, Massa e Polenta se conecta com um roteiro histórico-cultural em Caxias do Sul e Bento Gonçalves, denominada “Gastronomia e Museus: Diálogos entre Bento e Caxias”. O Museu Municipal de Caxias do Sul apresentará acervos, saberes e sabores ligados ao trigo, e o Museu do Imigrante de Bento Gonçalves, ao milho.

As três exposições têm por objetivo promover o diálogo histórico sobre a produção, circulação e consumo dos alimentos oriundos da farinha de trigo e milho, característicos da cultura local nos primórdios da colonização italiana em Caxias do Sul e Bento Gonçalves e a transversalidade do vinho como elo social em Porto Alegre.

SERVIÇO
Noite Italiana com Fabiano La Falce e abertura da exposição  “Gastronomia e Museus: Vinho, Massa e Polenta”.
Local: Museu Julio de Castilhos (Rua Duque de Caxias, 1205).
Data: 30 de junho, das 18h às 22h.
Ingressos: Serão oferecidos 100 ingressos para o evento temático. Antecipados poderão ser adquiridos pelo e-mail museujuliodecastilhos@gmail.com.
A bilheteria, articulada pela Associação de Amigos do Museu, funcionará a partir das 18h ao valor de R$ 30,00 (caso haja ingressos disponíveis até 30 de junho).
Apoio: Consolato Generale d’Italia Porto Alegre.

Botão Voltar ao topo