Saúde

Criado o Dia Nacional da Conscientização da Doença de Fabry

Comissão da Câmara dos Deputadas aprova a data proposta pela deputada Mariana Carvalho (PSDB-RO), que4 busca gerar uma discussão sobre essa condição que pode levar a morte

A criação do Dia Nacional da Conscientização da Doença de Fabry foi aprovada, na quarta-feira (11), na Comissão de Seguridade Social e Família (CSSF) da Câmara dos Deputados. O Projeto de Lei número 5114/2016, de autoria da deputada federal Mariana Carvalho, provoca uma discussão sobre essa condição, que é uma das 45 doenças do Depósito Lisossômico (DDL).

Genética e de caráter hereditário, a doença de Fabry causa a deficiência ou a ausência de uma enzima que ajuda o corpo a liberar resíduos gerados nas células. “Eles podem se acumular no coração, no cérebro ou nos rins, tornando a doença crônica e progressiva. Isso compromete a qualidade de vida do paciente, podendo levar até a uma morte prematura”, completou a parlamentar.

Com relatoria do deputado federal Alexandre Serfiotis, o PL dá preferência que a data seja estabelecida no dia 28 de abril. Aprovado por unanimidade, ele segue em tramitação na Casa.

Botão Voltar ao topo