NotíciasRio Grande do Sul

Escolas municipais de Novo Hamburgo participam do Dia D Gaúcho

As escolas municipais de Novo Hamburgo participaram do Dia D Gaúcho da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) na semana passada. Aprovado em dezembro de 2017, o documento é referência obrigatória para os currículos de Educação Infantil e Ensino Fundamental das escolas públicas e particulares no Brasil. A BNCC define os conhecimentos essenciais que todos os alunos da Educação Básica têm o direito de aprender.

Para contribuir com a construção do Referencial Curricular Gaúcho, que visa agregar temáticas regionais à BNCC, as escolas hamburguenses preparam momento de debate e reflexão entre os professores. Para auxiliar, a equipe de assessores pedagógicos da Secretaria de Educação (SMED) acompanhou o trabalho nas escolas. A secretária de Educação, Maristela Guasselli, e a diretora de Educação, Neide Vargas, estiveram presentes das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) Elvira Brandi Grin e Jorge Ewaldo Koch. “Este é um momento especial para que cada professor possa refletir sobre aquilo que a BNCC nos apresenta e que possa contribuir com o documento gaúcho que está sendo produzido coletivamente”, explicou Maristela.

A SMED já vem promovendo o debate da BNCC desde o início do ano em encontros e formações com professores, assessores pedagógicos, equipes diretivas e comunidade. Os educadores também trabalham na construção de um documento municipal que servirá de orientação para a elaboração dos próximos Projetos Políticos Pedagógicos (PPPs) das escolas municipais, prevista para 2019.

Botão Voltar ao topo