NotíciasRio Grande do Sul

Acolhimento de pessoas com deficiência em Novo Hamburgo

Equipes das unidades de saúde recebem capacitação sobre a prática

Aprimorar os cuidados dos profissionais de saúde durante o acolhimento de pessoas com deficiência. É com este objetivo que inicia nesta terça-feira, 17, uma série de capacitações das equipes das Unidades de Saúde da Família (USF) do município.

A qualificação será realizada pelo Departamento de Saúde da Pessoa com Deficiência em parceria com o Núcleo Municipal de Educação em Saúde Coletiva (Numesc – NH), que são vinculados à Secretaria Municipal de Saúde, e contará com a participação da Associação de Pais e Amigos do Down 21 (AFAD 21 NH).

Nas capacitações serão abordadas a importância de acolher a pessoa com deficiência, legislação, atendimento prioritário, alimentação do sistema com informações de qualidade sobre esta população, as especificidades do atendimento / acolhimento das pessoas com deficiência. A AFAD21 ainda abordará sobre a Pessoa com Síndrome de Down, trazendo à discussão as dúvidas que os profissionais possam ter em relação a essas pessoas.

“Queremos que os profissionais compreendam a importância de entender o contexto das pessoas com deficiência e as barreiras que cabem a nós eliminar ou diminuir para todas tenham um atendimento humanizado na rede pública”, explica Cler Oliveira, coordenadora da Política de Saúde da Pessoa com Deficiência

Programação das capacitações nas unidades, sempre das 15h às 17h:

– USF Palmeira I Dia 17 de julho
– USF Morada dos Eucaliptos I Dia 18 de julho
– USF Petrópolis I Dia 19 de julho
– USF Kremer I Dia 26 de julho

– USF Boa saúde I Dia 31 de julho
– USF Kroeff I Dia 01 de agosto
– USF Guarani I Dia 08 de agosto
– USF Liberdade I Dia 09 de agosto
– USF Redentora I Dia 15 de agosto
– USF Getúlio I Dia 16 de agosto

As capacitações das equipes da rede municipal de saúde serão até o dia 16 de agosto e seguirão, em cronograma a ser divulgados posteriormente, depois do seminário de agosto.

I Seminário de Saúde da Pessoa com Deficiência

O I Seminário de Saúde da Pessoa com Deficiência – “O Profissional de Saúde e a Relação com a Pessoa com Deficiência”, destinado a servidores da rede pública de saúde será no dia 28 de agosto, no Auditório do Centro Administrativo Leopoldo Petry, e abordará os direitos sexuais e reprodutivos da mulher com deficiência e o atendimento humanizado à pessoa com deficiência intelectual.

Botão Voltar ao topo