Variedades

Livro sobre a arte de fazer joias

Joalheria no Brasil – história, mercado e ofício” é uma verdadeira base de pesquisa sobre o significado das joias em um país como o nosso – rico em minérios, metais nobres e pedras preciosas – e as pessoas que transformam estes materiais em arte. Um panorama em forma de linha do tempo, com o cuidado de mostrar todo o percurso, do garimpo à peça pronta.

Este trabalho da Disal Editora é de autoria da publicitária, designer gráfica e fotógrafa Claudia Dayé, do jornalista Carlos Cornejo e da mestre e doutora em design Engracia M. Loureiro da Costa Llaberia.

É direcionado a profissionais e estudantes em artes e joalheria, design, marketing e negócios, mercado de luxo, moda e consumo, e a todos que se interessam ou se dedicam a memória da cultura nacional.

São 288 páginas que falam do mercado, do ofício, da produção, ilustradas com fatos e personagens que ajudaram a desenhar o que é a joia brasileira. Histórias envolventes, surpreendentes e curiosas, estruturadas de maneira a homenagear profissionais e artistas e a despertar o interesse das novas gerações. “Reunir um material que ainda não foi coletado e organizado é como explorar um novo garimpo. É preciso procurar muito e em mais lugares. O maior desafio foi sintetizar tudo de forma a gerar algo conciso, compreensível, útil e agradável”, explica Claudia Dayé.

Anel de ouro com rubi e diamante Design Natan Kimelblat Foto: Almir Pastore

O conteúdo é muito claro e didático, dividido em cinco grandes capítulos. O primeiro traz a base histórica, focando joalheiros, marcas e regiões e vai do século XIX ao novo milênio. O seguinte traz a matéria-prima joalheira, dos primórdios da joalheria no Brasil, metais nobres, pedras preciosas e o cenário recente. Outro foco é a criação da joia, que fala do processo artesanal, o surgimento das escolas, o aprimoramento de antigas técnicas e as novas tecnologias. Há um espaço dedicado à arte, design e moda e, por último, uma parte de crônicas, com histórias de joalheiros como Daniel Sauer e Tobias Dryzun.

  • Joalheria no Brasil – história, mercado e ofício
  • Autor: Claudia Dayé, Carlos Cornejo, Engracia Costa
  • Páginas: 288
  • Preço: R$ 98,00
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