GeralNovo HamburgoSão Leopoldo

Equipe da USF Palmeira recebe capacitação sobre o acolhimento de pessoas com deficiência

Novo Hamburgo — A equipe da USF Palmeira no bairro Santo Afonso foi a primeira entre as unidades de saúde do município a receber, na terça-feira, 17, a capacitação sobre o acolhimento de pessoas com deficiência, ministrada pela Secretaria Municipal de Saúde. A atividade faz parte de uma série de qualificações que objetivam aprimorar os cuidados dos profissionais das Unidades de Saúde da Família (USF) durante este tipo de atendimento.

Publicidade

No primeiro encontro, a coordenadora de Política de Saúde da Pessoa com Deficiência, Cler Oliveira, explicou sobre os principais cuidados que a equipe da USF precisa ter ao receber as pessoas na unidade. Ela ressaltou ainda a importância de entender as limitações dos pacientes e buscar a melhor forma de auxiliá-los. “Queremos aproximar a relação das equipes das Unidades de Saúde com as pessoas com deficiência, rompendo as barreiras para que todas elas tenham um atendimento humanizado na rede pública”, ressaltou a coordenadora.

A capacitação também contou com a participação da Associação de Pais e Amigos do Down 21 (AFAD-21 NH). A presidente da entidade, Ana Paula Noronha, falou sobre a luta contra o preconceito e a discriminação, pela inclusão escolar, social e inserção no mercado de trabalho.”É muito importante que todos busquem esclarecer dúvidas e sugerir alternativas para promoção da qualidade de vida daqueles que convivem com a Síndrome de Down”, esclareceu Ana.

A qualificação foi realizada pelo Departamento de Saúde da Pessoa com Deficiência em parceria com o Núcleo Municipal de Educação em Saúde Coletiva (Numesc – NH), que são vinculados à Secretaria Municipal de Saúde.

Sobre as capacitações

As capacitações abordam a importância de acolher a pessoa com deficiência, a legislação, o atendimento prioritário, a alimentação do sistema com informações de qualidade sobre esta população, as especificidades do atendimento / acolhimento das pessoas com deficiência. As qualificações acontecerão em todas as Unidades de Saúde da Família (USF) do município.

Programação das capacitações nas unidades, sempre das 15h às 17h:

  • – USF Petrópolis I Dia 19 de julho
  • – USF Kremer I Dia 26 de julho
  • – USF Boa saúde I Dia 31 de julho
  • – USF Kroeff I Dia 01 de agosto
  • – USF Guarani I Dia 08 de agosto
  • – USF Liberdade I Dia 09 de agosto
  • – USF Redentora I Dia 15 de agosto
  • – USF Getúlio I Dia 16 de agosto

As qualificações das equipes da rede municipal de saúde se estendem até o dia 16 de agosto e seguirão, em cronograma a ser divulgados posteriormente, depois do seminário de agosto.

I Seminário de Saúde da Pessoa com Deficiência

O I Seminário de Saúde da Pessoa com Deficiência – “O Profissional de Saúde e a Relação com a Pessoa com Deficiência”, destinado a servidores da rede pública de saúde será no dia 28 de agosto, no Auditório do Centro Administrativo Leopoldo Petry, e abordará os direitos sexuais e reprodutivos da mulher com deficiência e o atendimento humanizado à pessoa com deficiência intelectual.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Fechar

Seu navegador está bloqueando os anúncios deste site.

Todo o conteúdo deste portal é 100% gratuito. Os anúncios que exibimos é a forma de manter este veículo de informação independente e comprometido somente com você leitor.