NegóciosRio Grande do Sul

Susana Kakuta assume Secretaria no governo Sartori

Aconteceu na manhã desta sexta-feira (27) a posse da nova secretária de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia

A secretária de Minas e Energia, Susana Kakuta, está à frente de mais uma pasta, a partir desta sexta-feira (27). Ela assume também a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (Sdect). A posse foi no Salão Alberto Pasqualini do Palácio Piratini, com a presença do governador José Ivo Sartori, secretários estaduais, representantes de consulados, empresários, diretores e professores de universidades e parques tecnológicos.

Susana vai substituir o colega Evandro Fontana, que pediu demissão ao governador para acompanhar a família em projetos pessoais na Itália. Fontana, que era o titular da Sdect desde abril de 2018, agradeceu a oportunidade e desejou boa sorte à colega.

A secretária disse que assume o novo desafio consciente da importância que a área tem para o Estado, especialmente na geração de riquezas e na atração de investimentos. “Quando a gente fala a palavra desenvolvimento, é preciso entender que isso é um processo, uma construção permanente de pontes e parcerias. Desenvolvimento é uma pauta constante, que precisa estar vinculada à tendência de futuro. Então, o nosso papel nesta secretaria tem muito a ver com entender que Rio Grande do Sul é este que estamos vendo hoje e que mudanças exige de nós. E, junto com as instituições de ensino e pesquisa, com o empresariado e com os talentos da nossa terra, construir o ambiente necessário para continuar sendo um Estado de protagonismo”, afirmou.

Susana Kakuta
Antes de assumir a Secretaria de Minas e Energia, em março deste ano, Susana Kakuta foi presidente do Badesul – Agência de Fomento/RS. Também atuou como diretora da Unidade de Inovação e Tecnologia da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) e gestora executiva do Tecnosinos – o Parque Tecnológico São Leopoldo. Além disso, foi presidente da CaixaRS, diretora de Operações do Sebrae RS e coordenadora da Unidade de Competitividade Industrial da Confederação Nacional da Indústria (CNI). Ela é doutora em Sociologia e Economia Internacional pela Universidade Complutense de Madri, na Espanha.

Botão Voltar ao topo