Rio Grande do Sul

Roteiro Caminho das Velhas Colônias

Concluído mais um módulo do curso de turismo rural

As secretarias municipais do turismo dos cinco municípios que compõe o roteiro Caminho das Velhas Colônias (Salvador do Sul, São Pedro da Serra, Barão, Brochier e Maratá) em parceria com o Serviço Nacional Rural (Senar) ofertam desde o início do ano cursos para especialização dos empreendedores da área de turismo rural gratuitamente. E nos dias 06 a 08 de agosto foi concluído mais um módulo do curso, que teve como tema o planejamento e implantação de restaurantes e pousadas rurais.

O terceiro módulo teve suas aulas teóricas realizadas no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Salvador do Sul sob a supervisão da professora Claudiana y Castro e contou com a participação de 14 pessoas dos cinco municípios. Em seguida, nas visitas técnicas, o grupo esteve no Hotel Candeeiro da Serra, em Salvador do Sul, e conheceu a infraestrutura, processo de implantação de um hotel e teve conhecimento de que pousadas e hotéis são equipamentos do turismo, não o ponto em si. “Também sugerimos a nova modalidade que é o ‘cama e café’, onde o turista se hospeda na residência junto da família, e tem um quarto só para si com a oferta da alimentação na propriedade rural. Isso vincula a cultura rural e germânica, que é o que o visitante quer quando vem para a região”, destacou Claudiana. O grupo esteve ainda no Pesque e Pague de Sadi Fries, onde apreciaram o café da colônia.

Grupo participante do 3º módulo do curso de turismo rural conheceu pontos turísticos da região, bem como pousadas e hotel – Fotos: Divulgação

No último dia do curso os participantes visitaram a antiga casa de Nelly Gauger, uma antiga propriedade em estilo enxaimel do município de Barão onde funciona um museu da memória rural. Conheceram ainda a vista panorâmica do Morro 29 e findaram o dia com um café colonial oferecido na comunidade de General Neto, distrito de Barão.

Nos dias 12, 13 e 14 de setembro ocorre o 4º módulo do curso, que contará com 24 horas de aulas teóricas e visitas técnicas sobre a acolhida no meio rural. As visitas neste módulo serão nos municípios de São Pedro da Serra, Maratá e Barão. O curso de turismo rural é gratuito e voltado aos empreendedores do turismo desse setor e tem o apoio da Emater.

Arborizando em Campestre Baixo

No sábado, 18 de agosto, o projeto Arborizando da prefeitura de Salvador do Sul chega à comunidade de Campestre Baixo. Na oportunidade, as mudas de pata de vaca e ingá, escolhidas pelos moradores da localidade, serão plantadas nas praças e escola com ajuda dos universitários, equipe da prefeitura e moradores. O plantio inicia às 8 horas e 30 minutos.

Botão Voltar ao topo