Saúde

Diarreia crônica em bebês e crianças

A diarreia está entre os males que frequentemente acometem os bebês e as crianças. Provocada por inúmeros fatores, é motivo de grande preocupação dos pais, já que sua ocorrência pode levar à desnutrição. De acordo com o médico Mário C. Vieira, especialista em gastroenterologia pediátrica, entre as variedades de enfermidades gastrointestinais, a diarreia crônica é considerada uma das que exigem uma abordagem mais detalhada. “Ainda que não haja um limite preciso de duração que separe a diarreia aguda da crônica, entendemos que um episódio com duração superior a 14 dias é definido como diarreia persistente. A diarreia crônica é constatada quando sua duração ultrapassa 30 dias ou quando ocorrem mais de três episódios em um período de dois meses”, explica o especialista.

O médico defende uma investigação cuidadosa e um exame físico detalhado para identificar o quadro em que o paciente se encontra, levando em consideração sua faixa etária. Uma análise complementar pode ser indicada dependendo da avaliação inicial, da idade do paciente e da duração das manifestações clínicas. Em bebês de até seis meses, por exemplo, a origem pode estar associada a uma alergia provocada pela proteína do leite de vaca. Já para maiores de seis meses e pré-escolares, as causas podem estar ligadas à doença celíaca (intolerância ao glúten), erros alimentares, imunodeficiências, entre outras.

“A diarreia crônica, quando associada ao comprometimento nutricional, exige atenção e o tratamento deve ser iniciado precocemente para prevenir complicações”, explica Dr. Vieira. Segundo ele, ao investigar o paciente, deve-se estar atento a algumas medidas importantes, que incluem a manutenção do aleitamento materno, a correção de erros alimentares (excesso de ingestão de açúcares, especialmente guloseimas e sucos de frutas) e adequação da dieta para atender às necessidades nutricionais específicas da faixa etária – neste caso, devendo-se evitar as dietas restritivas e com baixo teor de gorduras.

Botão Voltar ao topo